Notícias / Negócios

05/10/15 às 19:21

Compre do pequeno: Passeata no centro de Cuiabá encerra o movimento Compre do Pequeno

Dezenas de técnicos da Fecomercio MT, Facmat e Sebrae MT percorreram as ruas no centro histórico cuiabano em prol da conscientização da sociedade sobre a importância dos pequenos negócios ne economia local e nacional

Vanessa Brito

Sebrae MT

Imprimir Enviar para um amigo
Compre do pequeno: Passeata no centro de Cuiabá encerra o movimento Compre do Pequeno

Manifestantes, banda e bonecos animaram a manhã no centro histórico de Cuiabá

Foto: Vanessa Brito

CUIABÁ – Depois de um mês repleto de ações em Cuiabá e MT, visando o fortalecimento dos pequenos negócios, o centro histórico foi palco de manifestação de encerramento do Movimento Compre do Pequeno.  Dezenas de técnicos do Sebrae MT, Fecomercio MT (Federação do Comércio, Bens de Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso) e Facmat (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso), acompanhados dos bonecos e banda da trupe Leite de Pedra, fizeram a alegria dos comerciantes, consumidores e transeuntes, esta manhã (5).
 
A passeata começou na Praça Alencastro, percorreu ruas de seu entorno e terminou na Praça da República. "Estávamos precisando mesmo desta alegria. Precisamos de muito apoio, pois  movimento começou a cair. Não sabia que éramos tão importantes para a economia de nosso país”, disse Luiz Quarto, dono da Vera Forte, loja de pedras e gemas, que está há 11 anos no calçadão da Galdino Pimentel. Ele foi um dos que recebeu cartazes e adesivos dos manifestantes do movimento.
 
Lojistas e consumidores saíram para ver a agitação, animada com marchinhas de carnaval. Os manifestantes estavam vestidos com as camisetas azuis do Movimento Compre do Pequeno assinadas pela logomarca da iniciativa, que são duas mãos se cumprimentando ou o gesto que traduz que o negócio foi fechado. (Leia as outras matérias). Antes  a manifestação também foi feita no Mercado do Porto, onde foram distribuídos aventais e gorros para os trabalhadores e proprietários das bancas.
 
Os pequenos negócios representam 95% das empresas brasileiras,  geram 52% dos empregos formais e  são responsáveis por 27% do PIB nacional. Em Mato Grosso, eles somam mais de 183 mil empresas e empreendedores (99%) e também geram mais da metade dos empregos do estado.
 
No início do dia, 5.324 empresas mato-grossenses haviam se cadastrado no portal www.compredopequeno.com.br  Até o final do dia, estima-se que o número totalize mais 6,5 mil inscritos. Campanhas de TV e rádio divulgaram este portal, durante quase dois meses. Consumidores estão consultando os pequenos negócios próximos de suas casas e trabalho para fazer suas compras. A ideia do portal foi dar visibilidade aos empreendimentos de bairros e cidades, pois eles raramente anunciam.
 
Final

Na Praça da República,  foi realizado o ato final do movimento, depois da  caminhada pelas ruas e calçadões do centro cuiabano. "É um prazer imenso estar participando de um movimento tão importante. Nós temos que cuidar do pequeno para que ele continue com a sua missão de empregar e gerar renda. O dinheiro que ele arrecada retorna para o bem das cidades”, afirmou Jonas Alves, presidente da Facmat.  Ele informou que a entidade deflagrou o movimento em 53 municípios, onde há associações comerciais e empresariais.  "Quem emprega neste país é a micro e pequena empresa”, enfatizou.
 
"É uma grande satisfação estar aqui. É o pequeno negócio que gera riqueza nos municípios, emprego,  renda e que paga imposto. Nós queremos estar juntos com os empresários. Nós tínhamos de levantar esta bandeira. Vamos apoiar os empresários na questão tributária”, disse o presidente da Fecomércio MT e presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae MT, Hermes da Cunha.
"Estamos aqui para mostrar a importância de comprar dos pequenos negócios. Tivemos um mês de muita alegria neste movimento.  O interior nos deu resposta extremamente alegre, com muitos acontecimentos”, salientou Leide Katayama, diretora técnica do Sebrae MT.  Várias cidades aderiram às manifestações de rua, esta manhã, entre elas: Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Juína, Pontes e Lacerda e Rosário Oeste.  Em 2016, a segunda edição do movimento Compre do Pequeno será realizado e promete  melhorar resultados e benefícios para os empresários de pequeno porte, previu a diretora.

"Este movimento veio mostrar o peso dos pequenos negócios na economia local e nacional. Em momentos de crise, eles se tornam mais importantes, ainda.  Em todos os países é assim: os pequenos negócios são responsáveis pelo desenvolvimento, geração de empregos  e desenvolvimento econômico”, disse José Guilherme Ribeiro Barbosa, superintendente do Sebrae MT, em entrevista à TV Record, no Mercado do Porto.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet