Notícias / Concursos e Seleções

20/12/18 às 13:11 / Atualizada: 20/12/18 às 20:11

Confresa/MT - O maior município do Norte Araguaia comemora 27 anos de emancipação política e administrativa

Confresa vive um momento de crescimento econômico com bons investimentos públicos.

Agência da Notícia

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Confresa/MT - O maior município do Norte Araguaia comemora 27 anos de emancipação política e administrativa

Foto: Agência da Notícia

O município de Confresa está de aniversário hoje, dia vinte de dezembro. São vinte e sete anos de emancipação política e administrativa do maior município do Norte Araguaia.

História que começou embaixo de barracões de lona de um assentamento improvisado, que aos poucos se tornou o maior assentamento da reforma agrária de Mato Grosso e por fim em uma das mais importantes cidades do estado.

Maior produtora de leite, com agricultura familiar pulsante e espaço para o agronegócio. 

Confresa vive um momento de crescimento econômico com bons investimentos públicos. Tem a única sede de um instituto federal na região, atendendo mais de mil alunos com ensino integrado, conta com escola militar, mas que ainda traz grandes desafios a serem superados, principalmente na saúde pública.

Mas que ninguém duvide do povo que construiu uma cidade com os braços, a força e a esperança, jogados pelo governo ao relento.

Fundação

A Primeira denominação do núcleo de povoação que originou o município de Confresa foi Vila Tapiraguaia, uma fusão dos termos Tapirapé e Araguaia. Tratava-se de referência geográfica aos Rios Tapirapé e Araguaia, tributários formadores da Bacia do Tocantins.O termo Confresa é referência à Colonizadora Frenova Sapeva. Esta empresa era proprietária das Fazendas Reunidas Nova Amazônia, que abrangiam inúmeras propriedades agropecuárias, além de uma destilaria. Atualmente a empresa denomina-se Frenova Agropecuária Ltda. A Colonizadora Confresa era dirigida por José Carlos Pires Carneiro e José Augusto Leite de Medeiros, mineiros estabelecidos em São Paulo. Vislumbraram, na década de setenta, o surgimento de uma cidade na região. Com o passar dos tempos, a Vila Tapiraguaia foi mudando de nome. As pessoas chamavam o local de Confresa, numa alusão à colonizadora, consolidando essa denominação, que posteriormente foi acatada oficialmente.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Confresa, pela lei municipal n.º 92, de 17-04-1990, subordinado ao município de Santa Terezinha. Elevado à categoria de município com a denominação de Confresa, pela lei estadual nº 5908, de 20-12-1991, desmembrado dos municípios de Santa Terezinha, Luciara e Porto Alegre do Norte. Sede no atual distrito de Confresa (ex-localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993. Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede. Pela lei nº 76, de 19-03-1997, é criado o distrito de Veranópolis e anexado ao município de Confresa. Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 2 distritos: Confresa e Veranópolis. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009. 20 de dezembro de 1991(26 anos).

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet