Notícias / Notícias Gerais

12/12/18 às 18:31

Aegea MT realiza treinamento de geofone para colaboradores do Ministério Público Estadual

Thais Tomie da Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Aegea MT realiza treinamento de geofone para colaboradores do Ministério Público Estadual

Foto: Assessoria

Na última semana, a Aegea MT, por meio da Águas de Sinop, realizou aos colaboradores do Ministério Público Estadual um treinamento de geofonamento, afim de sanar as principais dúvidas e orientar a forma como a média de consumo dos órgãos no estado é realizada mensalmente. O geofone, é um aparelho semelhante ao estetoscópio usado por médicos que tem como principal objetivo filtrar ruídos no subsolo à procura de vazamentos que não são visíveis na rede de distribuição de água.

“A partir do treinamento, aprendi a manusear o geofone, também chamado de “aparelho caça vazamento”, compreendi a função de cada item que compõe o aparelho em questão, além disso, tivemos a oportunidade de colocar o aprendizado em prática ao efetuar buscas por vazamentos em todo o prédio da Sede das Promotorias de Justiça da Comarca de Sinop-MT, com a cooperação dos técnicos da Águas de Sinop. Iremos repassar o conhecimento adquirido aos demais colegas do departamento, bem como aos colaboradores que nos auxiliam diariamente no trabalho de manutenção das nossas unidades ministeriais”, destacou o gerente de manutenção do Ministério Público estadual, Honorato de Miranda Neto.

Presente em 79 comarcas do estado o Ministério Público realizou a aquisição do aparelho de geofone e considera que o momento atual do país se faz necessário acompanhar e realizar adequações para uso consciente de água, além da economia que isso irá gerar aos ministeriais. “O primeiro passo foi a aquisição do aparelho de geofone, o próximo passo será reunir com os técnicos da gerência de manutenção, para montar um cronograma, projetando vistoriar 100% das unidades ministeriais e sanar qualquer problema de infiltração que por ventura esteja ocorrendo”.

Quando se fala em uso consciente da água, automaticamente remete-se a um assunto que virou uma preocupação global, que é a preservação dos recursos hídricos, e consequentemente do meio ambiente. “O Ministério Público do Estado de Mato Grosso atua fortemente nesta área, e dessa forma, demos início neste ano a um desafiador projeto, visando a redução do consumo total de água tratada, a princípio em 10% de todas as nossas unidades ministeriais, para o próximo exercício. Está incorporado neste projeto a ação de conscientização dos membros e servidores institucionais, e contamos com o empenho e participação de todos, para obtermos resultados satisfatórios”, finalizou Neto.

O treinamento conduzido pelo supervisor de geofonia regional, Alessandro Silva, realizado durante 2 dias, é destinado para portadores do aparelho afim de detectar perdas físicas de água, com o uso do geofone, para localizar vazamentos e fraudes em redes de água residenciais e públicas. “O trabalho de geofonamento é importante para identificar as possíveis perdas de água que ocorrem na rede de distribuição, contribuindo para a disponibilidade e manutenção de recursos hídricos. Além de combater o desperdício de água na rede de distribuição, a iniciativa beneficia o meio ambiente e a população, garantindo a preservação dos recursos hídricos”, finalizou, Silva
  • Aegea MT realiza treinamento de geofone para colaboradores do Ministério Público Estadual

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet