Notícias / Esportes

20/11/18 às 11:52

8ª Edição - Corrida De Cara Limpa Contra as Drogas leva centenas de corredores às ruas neste domingo

Assessoria Polícia Civil

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
8ª Edição - Corrida De Cara Limpa Contra as Drogas leva centenas de corredores às ruas neste domingo

Foto: Lenine Martins-Sesp-MT

A 8ª edição da Corrida De Cara Limpa Contra as Drogas marcou os 10 anos do programa social da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso. A corrida de rua é uma das atividades desenvolvidas pelo projeto, executado pela Coordenadoria de Polícia Comunitária da instituição.
Com um total de 1000 inscritos, 735 pessoas compareceram na manhã deste domingo (18.11) e correram com monitoramento de chip. Outras dezenas participaram  por fora, na chamada "pipoca". A largada mista aconteceu às 7h, em frente ao Setor de Vistoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), na capital.
A gerente do programa De Cara Limpa Contra as Drogas, investigadora Laura Léa Correa da Costa, disse que em 10 anos do projeto (desenvolvido em escolas municipais, estaduais e particulares, igrejas e outros segmentos da sociedade) e oito edições da corrida de rua, mais adeptos o evento ganha a cada ano.
"Essa corrida é uma forma de sensibilizar, que o esporte também pode influenciar, para que o jovem fuja das drogas.  Temos vários atletas aqui hoje e a cada ano ganhamos mais adeptos. Esperamos em 2019 conseguir ampliar o número de participantes", disse.


Foto: Lenine Martins-Sesp-MT
 
O evento reuniu vários policiais civis (delegados, escrivães e investigadores), alguns correram e outros tiveram papel fundamental na organização e segurança do evento, além do apoio de outras instituições com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Unimed, Sesc, Assembleia Legislativa, os sindicatos dos Investigadores (Sinpol), dos Delegados (Sindepo/Amdepol) e Escrivães (Sindepojuc), MTU, Prefeitura de Cuiabá, e város outros parceiros da corrida.  

O delegado Caio Albuquerque disse que em seis anos de Polícia Judiciária Civil, esteve presente quase todos aos anos na corrida "É incentivo ao esporte e a união de força", disse o delegado, atualmente adjunto da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores.

O programa De Cara Limpa Contra as Drogas nasceu na cidade de Campo Novo dos Parecis e foi trazido para dentro da Delegacia Especializada de Entorpecentes (DRE), que coordenava todas as atividades antes de ser repassado a Polícia Comunitária da PJC.

O delegado titular da DRE, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, destacou a importância de investir mais na prevenção. "A política nacional vem forte nesse sentido da prevenção. Estamos iniciando e precisamos investir mais. A tendência é aumentar nos próximos anos a difusão dos projetos sociais que a Polícia Civil executa, via a Coordenadoria de Polícia Comunitária. Essa corrida trabalha nesse sentido, de prevenir o tráfico de entorpecentes e conscientizar a sociedade sobre os malefícios que as drogas trazem aos jovens, na saúde, e suas conseqüências no aumento da criminalidade", disse.  


Na categoria policial, o investigador de Barra do Garças, Eládio Crisostomo de Oliveira, 40 anos, se mantém invicto campeão há sete anos consecutivos.  "Quero mais uma vez parabenizar a organização da corrida, dessa oitava edição e pela sétima vez consecutiva sou campeão. Isso é fruto de muito trabalho e dedicação. O esporte para atividade policial é essencial, tanto para aliviar o estresse quanto fisicamente", afirmou.

Pela categoria geral, o vendedor Mayk Caique Santana participou pela primeira vez da Corrida De Cara Limpa Contra as Drogas e já garantiu o primeiro lugar no pódio. "Tenho mais ou menos um ano e sete meses de corrida, treinando para essa competição. A boa organização e o nome do evento me atraiu bastante", disse.

O secretário de Segurança Público, Gustavo Garcia, como em anos anteriores fez o percurso de 5 quilômetros da corrida e parabenizou a organização do evento. "É importante essa corrida da Polícia Judiciária Civil, une nossos servidores, une a sociedade com a Polícia Civil, dando maior força as nossas ações preventivas e também repressivas. A organização está de parabéns por esse evento", parabenizou.

A delegada geral adjunta da PJC, Sílvia Pauluzi, também fez o percurso de 5 km e ressaltou a integração da corrida com a sociedade. "Precisamos que prevenção e educação caminhem juntos, para que os jovens não sejam levados para as drogas e encontrem forças para sair delas", disse.



 
Jogos Internos

O investigador e professor de educação física, Claudinei Farina, lembrou que a Corrida De Cara Limpa Contra as Drogas abre a 8ª Edição dos Jogos Internos da Policia Judiciária, que segue durante toda a semana com a programação de várias disputas, no masculino e feminino, para os jogos de: Futsal, voleibol, ciclismo, basquetebol, futsal society, atletismo, tênis de mesa, xadrez, bozó, voley de areia, natação e tiro policial. São mais de 2 mil policiais com equipes inscritas.

"Essa corrida abre oficialmente o calendário dos jogos internos da Polícia Civil, que neste ano também está na oitava edição. Serão várias modalidades esportivas, para os policiais, tanto da capital quanto do interior, que vêm com equipes montadas para participarem e também confraternizar.Os jogos começam nessa segunda-feira (19) com o Futsal,  feminino (07h30 às 12h) e masculino (13h às 18h), no Ginásio Dom Aquino. O encerramento será na manhã de  sábado (24) com o tiro policial, realizado no stand de tiros da Academia de Polícia.

A classificação nominal de todos os participantes estão no site Morro MT, AQUI

 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet