Notícias / Notícias Gerais

05/11/18 às 09:00

Sema autoriza funcionamento teste de 1º crematório em Cuiabá, por seis meses

Alcione dos Anjos, RDNews

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Sema autoriza funcionamento teste de 1º crematório em Cuiabá, por seis meses

Crematório Bom Jesus é autorizado pela Sema para funcionar por seis meses como teste

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente emitiu na quarta (31) uma autorização teste de seis meses para o Crematório Bom Jesus que instalado em Cuiabá. O título emitido atende o artigo 29 da resolução 316 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que determina que a primeira verificação do cumprimento aos Limites Máximos de Emissão será realizada em plena capacidade de operação e deve necessariamente preceder à expedição da Licença de Operação (LO), que por sua vez não poderá ultrapassar os seis meses do início da partida da unidade.

De acordo com a assessoria da pasta, isso significa que para emissão do título definitivo, a Sema precisa receber os testes satisfatórios da emissão de gases em uma situação real de cremação de cadáveres humanos. Os pré-testes foram realizados com suínos e os limites de emissão de gases nesta etapa atenderam os limites legais.
 
A pasta esclarece ainda que o processo em pauta teve início em 2013 e é analisado por uma equipe multidisciplinar de engenheiros sanitaristas e biólogos. Ao longo desse período, foram emitidas 22 notificações para assegurar a qualidade do meio ambiente no entorno da região. Entre as pendências apontadas podemos citar: esgotamento sanitário, estudos geológicos e hidrológicos do entorno, destinação de resíduos sólidos, estudo de impactos ambientais no lençol freático, eficácia operacional e ambiental do crematório e destinação adequada de resíduos sólidos. À medida que as pendências foram sanadas, o processo foi evoluindo. 

Diante das características do empreendimento, a Sema busca atender critérios técnicos e científicos para assegurar a não emissão de gases poluentes que podem ser nocivos à saúde humana e ao meio ambiente, bem como prevenir a possível contaminação do solo e lençol freático. Assim, a Sema reitera sua missão de promover a conservação ambiental e a sustentabilidade.

Na manhã desta quinta (1), representantes do crematório apresentaram as instalações aos visitantes do Cemitério Bom Jesus de Cuiabá.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet