Notícias / Governo de MT

30/09/15 às 10:32

Estado vai ajudar na conclusão e manutenção do Hospital Municipal de São Félix do Araguaia

Dani Danchura

Assessoria/ SES

Imprimir Enviar para um amigo
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), vai auxiliar São Félix do Araguaia e municípios da região na conclusão da obra do novo Hospital Municipal. Será repassado o montante necessário para que a unidade possa estar apta para receber a população do norte Araguaia. Também será realizado um repasse emergencial, durante dois meses, para que o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Araguaia (CISA) possa regularizar a situação e, assim, firmar convênio com o Poder Executivo estadual.

A decisão foi tomada pelo secretário de Estado de Saúde, Marco Bertulio, durante reunião realizada na terça-feira (29.09), na Câmara Municipal de São Félix do Araguaia, com os prefeitos de São Felix, Alto Boa Vista, Luciara e Novo Santo Antônio, além de secretários municipais de saúde e representantes do Escritório Regional de Saúde. “Gostei muito da reunião. Foi perceptível o interesse total da região e, agora, com o plano operativo que a equipe técnica conseguiu construir, e já validado por todos, nós vamos trabalhar na lógica de organização através de consórcio intermunicipal”, afirmou Bertulio.

Os valores dos repasses ainda serão definidos junto à equipe técnica da SES, mas o secretário garantiu o auxílio para a região, já que o CISA entregou o plano operativo, com metas qualitativas e quantitativas, para compor o convênio com o Estado. “O consórcio hoje tem algumas pendências a serem equacionadas e nós iremos fazer este aporte emergencial para que possam ser sanadas. Nós fomentamos também a perspectiva de terminar o hospital que já está construído, mas que tem problemas a serem resolvidos. Já protocolaram na secretaria esta demanda e nós também recebemos aqui este documento, com o compromisso de que nós iremos ajudar financeiramente para terminar essa construção”, reforçou o secretário de Estado.

Ainda segundo o gestor, a intenção é voltar à região para inaugurar a unidade hospitalar municipal, que terá uma estrutura muito melhor do que a existente. “E com condições de possibilitar um melhor acolhimento aos trabalhadores e à população que necessita dos serviços na região”.

Para o prefeito de São Félix do Araguaia, José Antônio de Almeida, a ida do secretário ao município e o anúncio feito por ele sobre os repasses representam um novo tempo na saúde. “A gente sabe da credibilidade do secretário e do governador e nós estávamos aguardando por isso com ansiedade, há nove meses. Sabemos que foi impossível fazer antes, mas até que foi um período curto diante da situação que estava a saúde, e agora ele nos trouxe esperança”.

Almeida lembra que o município fica a 1.200 quilômetros de Cuiabá e que, na atual situação, as pessoas precisam se submeter a esse deslocamento para buscar tratamento médico. “Temos agora esperança de ficar aqui e não sobrecarregar o sistema de saúde da Capital, trazendo mais conforto e humanizando mais a saúde para todos nós. Não só pra São Félix, mas para as cidades vizinhas, como Alto Boa Vista, Novo Santo Antônio e Serra Nova. Estou muito grato”.

Sobre os repasses que serão feitos para conclusão da obra da nova unidade hospitalar e também o emergencial para o consórcio, o gestor municipal afirmou que os recursos darão a oportunidade para remodelar o hospital, equipar e trazer grande conforto a nossa população. “Nós estamos em um prédio velho e alugado. A conclusão da obra do hospital vai dar uma nova dimensão estrutural para a nossa saúde. Com esse recurso saindo imediatamente, acreditamos que no máximo em 90 dias nós teremos o prédio readequado e pronto. Começaremos 2016 com o pé direito. Vai ser um novo tempo para nós. Estamos muito felizes”.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet