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21/10/18 às 11:18

Empresário do ramo de comunicação avalia que cenário mudou e que políticos devem tratar mídias sociais como prioridade

Carlos Gustavo Dorileo, Olhar Direto

AguaBoaNews

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Empresário do ramo de comunicação avalia que cenário mudou e que políticos devem tratar mídias sociais como prioridade

Empresário e jornalista Humberto Frederico

Foto: Rogerio Florentino/Olhar Direto

O resultado das eleições do último dia 7 demonstraram que o político tradicional de Mato Grosso precisa se adequar aos tempos modernos e entender a importância da comunicação, principalmente nas mídias digitais para ser eleito daqui para frente. É o que pensa o jornalista e empresário Humberto Frederico, que coordena empresas que trabalham com assessoria de imprensa focado em campanhas há mais de dez anos.

De acordo com o levantamento feito pelo empresário, todo o político que se importou minimamente em usar pelo menos as redes sociais como um canal para se aproximar de seu eleitor teve sucesso nas urnas.

“Esta eleição mostrou que o político tem que colocar a comunicação em seu gabinete como prioridade. Aqui no estado, quem se atentou para isso se deu bem. Todos que trabalharam isso, sem exceções foram eleitos ou reeleitos”, explicou Frederico, que trabalhou este ano em sua sexta eleição.  

Ainda conforme o jornalista, os candidatos que passaram a mostrar os seus trabalhos nas midias digitais fora do período eleitoral sairam na frente e surpreenderam com a grande aprovação nas urnas, como foi o caso da juíza Selma Arruda (PSL), eleita senadora e Janaina Riva (MDB), reeleita deputada estadual.

“A Janaina Riva foi deputada estadual mais votada. Ela não começou a trabalhar com sua comunicação só na eleição. Ela desde que se elegeu em 2014 vem trabalhando isso. A Selma Arruda era a candidata com menos tempo de televisão e explorou muito as ‘lives’. Usou muito bem a fusão de sua assessoria de imprensa com as mídias digitais”, disse o empresário.

O jornalista ainda citou outros casos de sucesso como os de José Medeiros (Pode), eleito deputado federal, Ulysses Moraes (DC), eleito deputado estadual e o fenômeno Nelson Barbudo (PSL), que foi o candidato mais votado, com mais de 126 mil votos para Câmara dos Deputados.

“Outro exemplo é o próprio Nelson Barbudo. Ele não foi eleito de ontem para hoje. Muitos nem ouviram falar dele, mas ele soube comunicar com o público diretamente. Se olharmos os números de seus vídeos e seus seguidores são coisas exorbitantes. O segundo deputado federal mais votado, o José Medeiros também desde que assumiu como senador trabalhou legal, contratou uma boa assessoria de imprensa. O Ulysses Moraes, que é um menino de 28 anos também é outro caso. Ele de três anos para cá grava vídeos e se comunica muito bem com os eleitores”, explicou.

Aos políticos de primeira viagem ou com experiência, o empresário dá a dica de que assim que tomem posse, priorizem sua equipe de comunicação para iniciar o trabalho que só terá resultado de médio a longo prazo.

“Hoje a montagem de um gabinete tem que começar pela comunicação. Só depois ele complementa, por que sem uma boa comunicação de suas ações a sua reeleição começa a ficar comprometida. Não adianta o político comunicar somente no período eleitoral, tem que se comunicar pelos quatro anos. É um trabalho de longo prazo”, concluiu.

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