Notícias / Agricultura

03/07/15 às 16:46

Primeiro atendimento da Unidade Móvel de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher em MT será em Acorizal

Wallace Dutra/assessoria Fetagri

Imprimir Enviar para um amigo
O primeiro atendimento das Unidades Móveis de Combate e Enfrentamento a Violência Contra a Mulher do Campo em Mato Grosso será em Acorizal, região da Baixada Cuiabana, nos dias 6, 7 e 8 de julho.

Conhecidas como “Ônibus Lilás”, as unidades são resultados de uma intensa luta durante a 4ª Marcha das Margaridas, realizada em 2011 em Brasília (DF). A Marcha é uma ação estratégica das mulheres do campo e da floresta que integra a agenda permanente do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e de movimentos feministas e de mulheres.

O atendimento em Acorizal será realizado nas comunidades de Baús (06.07), Chapada da Vacaria (07.07) e Aldeia (08.07), das 9 ás 17 horas. Haverá oficinas temáticas sobre Violência Contra as Mulheres, Cidadania e Direitos da Mulher, Agricultura Familiar e Autonomia Econômica e de Saúde e Beleza.

Além disso, será realizada pesquisa do perfil da mulher Mato-grossense e, caso necessário, as vítimas serão encaminhadas para aplicação de medidas protetivas.
Na avaliação da Diretora de Mulheres da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAGRI-MT), Juliana Pachuri Mendes, o início do atendimento das Unidades Móveis é um importante avanço para coibir a violência contra as trabalhadoras rurais.

“Com os atendimentos chegando ás mulheres do Campo, das Águas e das Florestas, as Unidades Móveis cumprem de fato o seu papel, que é de dar todo o apoio a luta e enfrentamento contra a violência. Os índices de agressões e mortes ainda são alarmantes, e principalmente quando se trata nas zonas rurais, pois as vítimas estão muito distantes de qualquer órgão de denúncia”, lamenta Juliana.

A sindicalista frisa ainda que as Unidades Móveis serão de extrema importância como meio de denúncia e conscientização, além de impedir que mais mulheres sejam vítimas deste crime bárbaro e silenciosos.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet