Notícias / Eleições

02/10/18 às 11:38

Mauro Mendes vence no 1º turno, aponta pesquisa do Gazeta Dados

Janaiara Soares, Gazeta Digital

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Mauro Mendes vence no 1º turno, aponta pesquisa do Gazeta Dados

Foto: Chico Ferreira, Grupo Gazeta

Se a eleição fosse hoje, o ex-prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (DEM), venceria em 1º turno a disputa pelo governo do Estado. Pesquisa Gazeta Dados, realizada entre os dias 28 e 30 de setembro, mostra o democrata com 52,17% dos votos válidos. Pela margemde erro, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, teria entre 49,17% e 55,17%.

Mendes lidera seguido pelo governador Pedro Taques (PSDB) que, disputando a reeleição, conquistaria 24,65% dos votos válidos, que, pela margem de erro, varia entre 21,65% e 27,65%. Com 20,28%, Wellington Fagundes (PR) alcançaria de 17,28% e 23,28%. Moisés Franz (PSOL) e Arthur Nogueira (Rede) aparecem, ambos, com 1,45%, variando entre 0% e 4,45%.
 
Para chegar a estes números, a pesquisa considerou os resultados da sondagem estimulada, aquela em que é apresentada ao eleitor a lista com os nomes dos candidatos. Neste quesito, Mendes obteve 36% das intenções de votos, Taques atingiu 17%, Wellington 14%, enquanto Franz e Arthur ficaram com 1% cada um.
 
Votos brancos e nulos totalizaram 10% e não sabem e não responderam - que são os indecisos - somaram 21%. Para simular o resultado e considerar o candidato eleito em 1º turno, é necessário que ele conquiste 50% mais um voto do total obtido pelos demaisconcorrentes, excluídos brancos e nulos.
 
Voto espontâneo
 
Gazeta Dados
Gazeta Dados governador Mendes também aparece na frente, todavia, na pesquisa espontânea. Nesta modalidade, não é apresentada nenhuma opção ao entrevistado e ele cita o candidato por convicção. O democrata aparece com 25% das intenções de voto. Taques surge com 12%. Wellington foi lembrado por 8%. Nogueira e Franz obtiveram 1% e 0%, respectivamente. 
Do total da pesquisa de voto espontâneo, 7% dos entrevistados disseram que votariam branco ou nulo. Outros 47% não souberam responder ou preferiram não opinar.
 
Rejeição
 
Pedro Taques é o candidato com maior porcentagem de rejeição, 32%, enquanto Mendes aparece com 11% e Wellington com 10%. O candidato do PSOL tem 5% e o da Rede aparece com 3%. Do total de entrevistados, 10% não escolheu nenhum candidato e 29% não quis responder.
 
Dos eleitores consultados, 36% votariam, com certeza, em Mauro Mendes, que é seguido por Taques, com 18%, e Wellington, também com 18%. Quando perguntados em quem não votariam de jeito nenhum, no entanto, o republicano aparece liderando, com 29%. Ele éseguido de Mendes, com 22%, e Taques, com 15%. 
 
Gazeta Dados
Gazeta Dados governadorO tucano vence quando a pergunta é “em quem você poderia votar?”. Neste caso, aparece com 47%. É seguido pelo republicano, com 32%, e pelo democrata, com 21%. 
 
O Gazeta Dados também perguntou qual dos candidatos os eleitores conheciam. 2% afirmaram não conhecer Pedro Taques, 3% não conheciam Mauro Mendes e 4% não sabiam quem é Wellington Fagundes.
 
Vitória
 
Quando perguntados quem acham que vai vencer a eleição deste ano, independentemente de sua preferência na hora de votar, 37% dos eleitores afirmaram achar que Mauro Mendes será eleito o novo governador. O candidato é seguido por Pedro Taques e WellingtonFagundes que aparecem, respectivamente, com 17% e 13%. Moisés Franz e Arthur Nogueira aparecem, ambos, com 1%. Dos entrevistados, 4% não escolheram nenhum candidato e 27% não souberam ou não quiseram responder.
 
Segundo turno
 
O Gazeta Dados também simulou situações de um eventual segundo turno. Se os candidatos fossem Mauro Mendes e Pedro Taques, o democrata venceria com 43% dos votos, contra 21%. Do total de entrevistados, 14% votariam branco ou nulo e 22% não quiseram respondernesse cenário. 
 
Na segunda possibilidade de pleito, entre Mendes e Wellington Fagundes, o democrata venceria com 40% das intenções de voto, enquanto o republicano ficaria com 21%. Nesta opção, 14% afirmam que votariam branco ou nulo e 25% não souberam ou não quiseram responder. Em um terceiro cenário, tendo Wellington disputando com Taques, o republicano venceria com 29% dos votos, contra 25% do tucano. Neste caso, 17% das pessoas votariam branco ou nulo e 29% não souberam ou não responderam.
 
Sobre a pesquisa
 
Margem de erro - 3%
Entrevistados - 1.080
Municípios - 66 municípios em 12 regiões
Data - 28 a 30 de setembro
Registro no TRE/MT - 01042/2018
Contratante - Grupo Gazeta de Comunicação

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet