Notícias / Notícias Gerais

23/09/18 às 19:08

Veja 5 dicas para pilotar a moto com segurança

Débora Ramos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Veja 5 dicas para pilotar a moto com segurança

Foto: Divulgação

Os centros urbanos são inundados pelas motocicletas. De acordo com um levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o número desse tipo de veículo é maior do que de carros em 45% dos municípios brasileiros. Em todo o país, foram contabilizadas 26,4 milhões de motos, uma frota 3,44% maior do que a registrada em abril de 2017. Se é um meio de transporte ágil e prático para muitas pessoas, também é grande fator de risdcos de acidentes. Abaixo, confira dicas para conduzir a moto com segurança:

                        1 – Use equipamentos de segurança
            Essa com certeza é uma das principais dicas. Pilotar sem proteção, além de ser altamente perigoso para a sua segurança, pode gerar infrações e pontos na carteira. Sempre saia de casa com equipamentos básicos de segurança, como capacete feminino ou masculino, jaqueta, luvas, joelheiras, entre outros itens que protegem o motociclista de quedas e imprevistos durante a pilotagem.

            2 – Fique atento
            Atenção ao pilotar uma moto pode custar a sua vida. Há muitos obstáculos e desníveis em relação ao piso, circulação de outros veículos e pedestres, entre outras interferências urbanas que impactam diretamente o motociclista. Ter atenção e dar a sinalização correta para os demais condutores é fundamental se você deseja se prevenir de acidentes.

            3 – Seja visto
            A moto é um veículo menor e que pode causar problemas de visibilidade. Portanto, tente sempre ficar visível aos carros, hábito que vai se aperfeiçoando com a prática. O ponto cego é um dos principais causadores de acidentes em centros urbanos. Por esse motivo é tão importante ser visto e também conseguir visualizar os outros veículos.

            4 – Tenha cautela
            Esse tópico tem a ver com as outras dicas anteriores. No trânsito é preciso ter cautela, ainda mais quando se pilota uma moto. Falta de visibilidade, desatenção e pressa são alguns dos males que devem ser evitados durante a pilotagem. Além de observar e seguir as regras de trânsito, também tome cuidado ao passar por cruzamentos. Mantenha sempre a calma e não tenha pressa para dar a partida.

            5 – Mantenha postura correta
            Um fator que não é frequentemente citado para manter a segurança do motociclista e do passageiro é a postura do indivíduo que pilota. Esse aspecto faz toda a diferença, e você deve tomar cuidado com a forma como se senta na moto para evitar desgastes e desequilíbrio. A cabeça deve ficar na posição vertical e virada para a frente; os braços, abaixados, com os cotovelos também apontados para baixo; os punhos, abaixados em relação à mão, segurando o centro da manopla; os joelhos devem pressionar levemente o tanque de combustível; os pés devem ser mantidos paralelos ao solo e com o salto do tênis nos pedais; e o quadril também junto ao tanque.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet