Notícias / Eleições

15/09/18 às 15:22 / Atualizada: 15/09/18 às 17:32

Mais de 3,6 milhões de brasileiros tiveram título cancelado por falta de biometria

Correio 24 Horas

com redação AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
No dia 7 de outubro, quando acontecem as eleições majoritárias no Brasil, para presidente, governador, senadores e deputados, pelo menos 3,6 milhões de brasileiros não poderão votar porque não fizeram o cadastramento biométrico e tiveram os títulos de eleitor cancelados. Ao menos é essa a realidade apontada por um levantamento feito pelo portal G1 com dados dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de todo o país e divulgado neste sábado, 15.

A pesquisa do G1 levou em conta o número de eleitores de 862 cidades de 17 estados onde a revisão biométrica obrigatória ocorreu entre 2017 e 2018. Ao todo, 1.244 TREs de 22 estados participaram da revisão 2017-2018, mas os tribunais de cinco estados - Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco, Roraima e Rondônia - não informaram ao G1 quantos títulos foram cancelados.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a meta da Justiça Eleitoral é identificar 100% dos eleitores por meio da impressão digital até 2022. Este ano, a revisão ainda não foi obrigatória para o estado do Amazonas. Para os estados onde o recadastramento era obrigatório, o prazo acabou em 9 de maio deste ano.

Entre quem fez biometria, 73,7 milhões, ou seja, 50% do eleitorado apto no país, vão votar usando a biometria em outubro. O cadastro eleitoral vai ser reaberto para quem perdeu o prazo em 5 de novembro, depois das eleições deste ano.

 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet