Notícias / Governo de MT

23/09/15 às 21:21 / Atualizada: 23/09/15 às 21:25

Período proibitivo para queimadas segue até outubro

Comitê do Fogo decidiu que proibição ao uso do fogo nos municípios mato-grossenses segue até 15 de outubro, podendo ser prorrogado até novembro, caso permaneça a estiagem e a crítica qualidade do ar

Rose Domingues

S Assessoria/Sema-MT

Imprimir Enviar para um amigo
O período proibitivo para as queimadas em Mato Grosso segue até 15 de outubro, com possibilidade de prorrogação até novembro, em razão das condições climáticas. Nos Decretos 191 e 249 já estava prevista a possibilidade de prolongamento do prazo que terminaria no dia 15 deste mês, mas, que foi ampliado até o dia 30 de setembro. A decisão do Comitê do Fogo se baseou nas previsões do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) de que o período de seca na maioria dos 141 municípios deve se estender até final de outubro, e também na situação crítica da qualidade do ar advinda da fumaça de queimadas.

Conforme o secretário-executivo do Comitê, o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Hector Péricles, a ausência de chuva na região Centro-Oeste está acontecendo por causa do fenômeno climático El Niño. Aliado à estiagem, as altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar, especialmente em Cuiabá, tem preocupado a equipe que faz o monitoramento dos focos de calor. “Este ano tivemos 50 dias direto sem chuva na capital, além disso, não houve a famosa chuva do caju ou da manga, estamos em meio a mudanças climáticas. Por isso nós apelamos à população para não queimar e fiscalizar e denunciar quem está fazendo uso do fogo, porque é crime passível de prisão e multa”.

Durante reunião na manhã desta quarta-feira (23), as instituições parceiras na prevenção e combate às queimadas e incêndios florestais, entre elas Sema, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) também avaliaram os números de focos de calor, que entre 1º de janeiro deste ano e a manhã desta quarta-feira totalizaram 21.418, colocando Mato Grosso em primeiro lugar no ranking de queimadas do país, seguido pelos estados do Pará, Maranhão, Tocantins e Amazonas, todos da Amazônia Legal. Em relação ao mesmo período de 2014, o quadro também mudou nas últimas duas semanas de positivo para negativo, apresentando um acréscimo de 6,6% nos focos de calor.

Péricles pontuou que este ano a ação é emergencial, de combate e repressão a quem insistir em queimar, mas para o ano que vem a proposta é estruturar unidades compostas por bombeiros militares em todos os municípios com menos de 115 mil habitantes, com apoio das prefeituras, para que o trabalho de prevenção possa acontecer o ano inteiro e para que a resposta durante o período proibitivo seja mais rápida, especialmente com a punição aos infratores. “Como estamos em um Estado continental, nosso aparato não consegue estar em todo lugar, o que dificulta os flagrantes, queremos mudar isso para os próximos anos.”

O delegado Vitor Hugo Teixeira, da Delegacia de Defesa do Meio Ambiente (Dema), acrescentou que de julho até o momento foram instaurados 16 procedimentos para apuração de incêndio florestal e poluição, crimes previstos nos artigos 41 e 54 da Lei n° 9.605/98 de Crimes Ambientais. Desse total, houve duas prisões, os demais casos continuam em investigação. Ele ressalta que esse dado não inclui as demais delegacias do interior. “Nas cidades é mais fácil obter um flagrante porque a ação criminosa é mais visível para os vizinhos, no entanto, nas áreas rurais ou de floresta fica mais difícil, o que dificulta o nosso trabalho.”

Qualidade do ar

O Boletim da Vigilância da Qualidade do Ar da Sema que saiu no final da tarde desta quarta-feira (22) mantém a situação de alerta de inadequada qualidade do ar para Mato Grosso, com previsão de melhora em algumas regiões, entre elas, a capital, onde há previsão de chuva para os próximos dias. Mas o quadro continua instável até o final de setembro. No relatório, dos 15 municípios listados, 14 estão com qualidade do ar ruim, apenas Barra do Garças segue com classificação ‘boa’. O coordenador de Monitoramento da Qualidade Ambiental da Sema, o químico Sérgio Figueiredo Figueiredo, acrescenta que mesmo não estando listados, os satélites do Inpe mostram que pelo menos 80% dos municípios ou mais estão hoje cobertos por uma cortina de fumaça.

Conforme um monitoramento diário realizado pelo laboratório da Sema e que está disponível no site da secretaria, desde o dia 11 de setembro as condições atmosféricas ficaram desfavoráveis no Estado. A alta concentração de monóxido de carbono (CO) e material particulado (oriundo da fumaça) oferece sérios riscos à saúde da população, com propensão a doenças do aparelho respiratório e circulatório, já que a fumaça contém limites de material particulado acima do nível permitido para seres humanos, que é até 25 microgramas (µg) por metro cúbico de ar (m³). Em Cuiabá, que sofre a influência das queimadas da região norte, já que os ventos têm trazido esse material até a Baixada Cuiabana, esse valor já atingiu 45 µg/ m³ esta semana. Em Juína, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Tangará da Serra e Sorriso, os valores oscilam entre 60 e 45 µg/ m³.

Denuncie

Na área urbana, a utilização do fogo é crime o ano inteiro, com penas e atuações conforme a legislação municipal. Na área rural, o Decreto nº 249, publicado no Diário Oficial de Mato Grosso, prorrogou o uso do fogo para manejo do solo entre 15 de julho a 30 de setembro, com pena que pode variar entre 6 meses e 4 anos de prisão, com autuações de R$ 7,5 mil (vegetação nativa) ou R$ 1 mil (pastagem e agricultura) por hectare queimado. Um novo decreto será publicado até o final do mês estendendo o prazo até 15 de outubro. As denúncias podem ser feitas no 193 do Corpo de Bombeiros ou diretamente nas secretarias municipais de Meio Ambiente.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

Curso para Agentes da Pastoral da Ecologia

A Pastoral da Ecologia Integral da Arquidiocese de Cuiabá vai promover mais um Curso para a formação de Agentes, multiplicadores, a ser realizado nos dias 26 de Maio, 02 e 16 de Junho, no Auditório da Livraria Paulinas...

 
 
 
 
Sitevip Internet