Notícias / Educação

23/09/15 às 09:31

Goiás: Escolas mudam a rotina para amenizar o calor em Porangatu

Cidade registrou a maior temperatura do estado no inverno: 40ºC.Medidas incluem alteração do cardápio da merenda e banho de mangueira.

Goiás: Escolas mudam a rotina para amenizar o calor em Porangatu

Crianças tomam banho de mangueira em creche

Foto: Reprodução/ TV Anhanguera


 
Escolas têm alterado a rotina para amenizar o calor em Porangatu, no norte de Goiás. A cidade registrou a maior temperatura durante o inverno no estado: 40°C. As medidas incluem tomar banho de mangueira, colocar baldes com água e estender toalhas molhadas nas salas de aula para aumentar a umidade.

De acordo com a diretora de uma creche do município, Ana Cristina Venturine, eles adaptaram o cardápio da merenda, trocando o lanche tradicional por frutas. "No mês de agosto e setembro a programação tem que ser assim, por que se não, não flui a aula", explica.
 
Em outra escola, a piscina de plástico fica pequena para tantos alunos. Como não cabe todo mundo, muitos brincam no chão molhado. A opção de outra unidade foi liberar as criançs antes do horário previsto.

As aulas de educação física deixaram de ser praticadas na quadra em uma escola de ensino fundamental. Elas foram transferidas para salas de aula climatizadas. "A umidade do ar está muito baixa e a temperatura muito elevada, então a gente faz alguma coisa bem mais leve", afirma a professora Valcirene Lemos.

Fora das escolas a população também sofre com as altas temperaturas, que devem permanecer nos próximos dias, segundo a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Goiás (Sectec). Para se proteger, a aposentada Adinair Gomes não sai de casa sem guarda-sol. "Onde eu saio, eu saio com ele na mão. Se sair desprevenida, vou falar para vocês, arrebenta igual a pipoca", brinca a idosa.
 
Crianças comem laranja durante o lanche em creche de Porangatu, Goiás (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)Crianças comem laranja durante o lanche em creche (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet