Notícias / Agronegócios

11/07/18 às 08:53

Carrefour investe € 3 milhões em criação sustentável de bezerros para assentados nos vales do Araguaia e Juruena

A expectativa é aumentar a renda dos agricultores por meio de assistência técnica e acesso ao crédito, e garantir a conformidade ambiental em uma abordagem gradual

Época Negócios

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Carrefour investe € 3 milhões em criação sustentável de bezerros para assentados nos vales do Araguaia e Juruena

Foto: Divulgação

O Grupo Carrefour e o Instituto para o Comércio Sustentável (IDH) lançaram nesta terça-feira, 10, em Cuiabá, Mato Grosso, programa de fomento à produção e criação de bezerros de maneira sustentável. Participam do Programa "Produção Sustentável de Bezerros" pequenos produtores de 450 propriedades nas regiões leste e noroeste do Estado, conhecidas como Vale do Juruena e do Vale do Araguaia, respectivamente, que respondem por cerca de 40% da produção de bezerros do Estado.

O programa tem como objetivo a entrega de resultados à estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI), lançada pelo Estado de Mato Grosso na Convenção do Clima realizada em Paris, em dezembro de 2015. Até 2020 serão investidos perto de 3 milhões de euros, que deverão ser aplicados no suporte à produção, como linhas de financiamento adequadas, assistência técnica para melhoramento genético e do pasto e apoio à legalização fundiária e ambiental.
 
Em 2016, o Grupo Carrefour lançou sua Plataforma de Pecuária Sustentável. A partir de uma política nacional específica para a compra de carne bovina in natura, a companhia adotou um sistema para monitorar os processos produtivos e práticas socioambientais de todos os seus fornecedores no país.
A expectativa é aumentar a renda dos agricultores por meio de assistência técnica e acesso ao crédito, e garantir a conformidade ambiental em uma abordagem gradual, apoiando o Código Florestal Brasileiro.

Na região dos Vales do Juruena e Araguaia aproximadamente 90% dos fornecedores não dispõem de tecnologia, com baixos índices de evolução da produção e da rentabilidade, o que pode causar um ciclo de perdas, novos desmatamentos e até abandono da atividade. A iniciativa "Produção Sustentável de Bezerros" visa a justamente apoiar esses criadores, mantendo os produtores no campo, como um participante apto para atuar na cadeia pecuária.

A diretora executiva do IDH no Brasil, Daniela Mariuzzo, disse durante o lançamento que a abordagem é "inovadora para o desenvolvimento sustentável, uma vez que conecta os mercados nacional e internacional para a gestão das áreas de produção de forma sustentada".

A diretora da Fundação Carrefour, Sophie Fourchy, afirmou no evento que o projeto torna viável a inclusão socioeconômica desses pequenos produtores, "proporcionando estrutura completa para o desenvolvimento sustentável, com conhecimento técnico, acesso a financiamento, remuneração justa e legalidade".

Segundo o diretor de Sustentabilidade do Grupo Carrefour, Paulo Pianez, um dos principais benefícios da Produção Sustentável de Bezerros é intensificar a produção das fazendas. Ao mesmo tempo, a iniciativa está alinhada ao Plano de Transformação Global, o "Carrefour 2022", anunciado em janeiro pelo grupo. Dentre os principais objetivos da nova estratégia está a liderança da chamada "transição alimentar".

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet