Notícias / Cidades

20/06/18 às 09:18

Querência - Jovens são convidados a participar do Consciência Cidadã

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Querência - Jovens são convidados a participar do Consciência Cidadã

Foto: Assessoria

Cerca de 200 adolescentes participantes do I Fórum Comunitário do Selo Unicef de Querência foram convidados a participar do Programa Consciência Cidadã, do Tribunal de Contas de Mato Grosso, que acontece em Querência nesta quarta-feira (20/06). O convite foi feito pela secretária de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania do TCE, Cassyra Vuolo, durante a realização do Fórum, espaço para que adolescentes e crianças possam sugerir ações públicas voltadas à juventude quanto à mortalidade infantil, evasão escolar, gravidez precoce e violência.
 
A articuladora do Selo Unicef em Querência e presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Ivanete Roncai Volpi, disse aos participantes que o tema Consciência Cidadã é fundamental para a formação dos jovens brasileiros. “É uma oportunidade para eles participarem das políticas públicas e se sentirem responsáveis pelo que acontece na sua cidade, estado e no país", declarou.

Quem comemorou a realização do evento Consciência Cidadã em Querência foi a assessora pedagógica da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Gláucia Galvão Bueno. "Cidadania é um tema que há muito tempo queremos tratar com os estudantes e trabalhar mais o comportamento deles como participantes das políticas públicas. Estamos chamando todos os adolescentes a participarem do evento e em seguida vamos abordar, na sala de aula, o que eles aprenderam nos debates" , anunciou.
 
A estudante Kaylane Almeida Campos, membro do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Querência (Nuca) e participante do Fórum da Unicef, conta que ela e seus colegas ainda não conhecem os mecanismos de busca de informações sobre gestão pública. "Fiquei muito interessada no evento do TCE porque nossas dúvidas poderão ser esclarecidas. Além disso, vamos saber como denunciar aquilo que está sendo feito de errado na cidade", disse.

A Prefeitura Municipal de Querência, por meio da Secretaria de Assistência Social, CRAS e do Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente, já realizou em maio a primeira Pré-Conferência da Criança e do Adolescente, preparatória para a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Nessa fase, as crianças e adolescentes puderam contribuir na elaboração de propostas para as três esferas de governo. O objetivo é a participação na XI Conferência Nacional da Criança e do Adolescente, a ser realizada ano que vem.
 
Antes de anunciar o Consciência Cidadã no I Fórum Comunitário do Selo Unicef, Cassyra Vuolo se reuniu com o prefeito, Fernando Gorgen, o vice-prefeito, João Pizzi, e todos os secretários municipais. Na reunião, Cassyra apresentou os dados das contas de governo de Querência referentes aos anos anteriores e, pelo que foi apresentado, destacou a necessidade de combater a evasão escolar . "É preciso conscientizar toda a população dos seus direitos e deveres para com a cidade, nesse sentido o TCE quer esclarecer e dialogar com todos", comentou a secretária. "Ficamos muito felizes em ter o TCE como parceiro nisso, orientando o cidadão da sua responsabilidade com o município", disse o prefeito.

Poder Legislativo

Em reunião com os vereadores de Querência, Cassyra Vuolo explicou a dinâmica do Programa Consciência Cidadã e a necessidade do envolvimento do Poder Legislativo. O presidente da Casa de Leis, vereador Vavá, ressaltou que o evento do TCE poderá mostrar o verdadeiro papel do vereador. "As pessoas pensam que nós existimos para dar remédio, médico e outras coisas que são da responsabilidade do Poder Executivo", desabafou. Durante a reunião, Cassyra fez a doação de materiais sobre cidadania produzidos pelo Tribunal de Contas para o vereador Marcos Amorim, participante de um projeto sobre cidadania com 40 alunos da Escola Estadual 20 de março.

O Programa Consciência Cidadã começa às 18h30 horas no Garden Eventos, na Rua Vicente G. Santos, 1.137.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet