Notícias / Água Boa

16/09/15 às 22:02 / Atualizada: 16/09/15 às 22:19

Biblioteca Itinerante em Água Boa atrai público de todas as idades

A programação segue até quinta-feira (17.09) na Praça da Cultura, no centro da cidade

Moradores e estudantes de escolas municipais de Água Boa participam das atividades do projeto Biblioteca Itinerante, lançado no município. Mais de 300 pessoas já prestigiaram as oficinas de fabricação de instrumentos musicais e contação de histórias e aproveitaram para renovar a leitura com troca de livros. A programação segue até quinta-feira (17.09) na Praça da Cultura, no centro da cidade.

“Estamos surpresos com o interesse da população e comemorando o sucesso de público, desde crianças a adultos. Percebe-se que é uma região com pessoas que apreciam os livros e são leitores exigentes”, destacou a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas, Salime Marques.

Além da programação na Praça da Cultura, a equipe da biblioteca vai realizar uma atividade com idosos no centro de convivência da cidade. Haverá contextualização do livro Cultura e Dança em Mato Grosso, de Beleni Saléte, por meio de narração do conteúdo e demonstração de danças para o público da terceira idade.

O evento em Água Boa é promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) em parceria com a Prefeitura Municipal. A cerimônia de lançamento contou com a presença de Salime Marques e a equipe técnica da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, que executa a ação na cidade. Também prestigiaram a abertura o secretário municipal de Educação, Esporte e Cultura, Agnaldo Lanzoni, o presidente da Câmara Municipal, Gilnei Macari, e representantes dos municípios de Canarana, Nova Nazaré, Campinápolis, Novo São Joaquim e Querência.

Paralelo ao evento, a Secel ofereceu a agentes de bibliotecas públicas da região o curso Organização de Bibliotecas Públicas: democratização da informação. Água Boa é o segundo polo a receber a capacitação. Ao todo, foram 30 participantes e até o final deste ano a meta é qualificar 100 agentes no estado e promover a digitalização do acervo de 25 bibliotecas públicas de Mato Grosso.

Biblioteca Itinerante

As atividades de incentivo à leitura são desenvolvidas pela equipe da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça (BPEEM) e envolvem troca de livros, brincadeiras, hora do conto, oficina com a atriz e contadora de histórias Alicce Oliveira, oficinas para professores sobre a arte de contar histórias, apresentação do espetáculo Mitos e Lendas do Rio Cuiabá, além de uma rodada de leitura com pessoas da terceira idade.

O objetivo é disponibilizar títulos e oferecer atividades que contribuam para o processo de formação de leitores, sejam eles crianças, jovens ou adultos. Até a reabertura da BPEEM no Palácio da Instrução, em novembro de 2015, a Biblioteca Itinerante vai percorrer bairros distantes na Capital e também alguns municípios do interior do estado.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

José Sarney

A furna da Marruá

Bobbio dizia que a velhice era muito boa e cheia de encantos, o maior deles o gosto de matar saudades. Mas eu acho que o divertimento maior da velhice é o espaço de contar histórias, bom para encher e passar o tempo. As...

 
 
 
 
Sitevip Internet