Notícias / Curiosidades

30/05/18 às 20:04

4 dicas para usar aquecedores com segurança no inverno

Equipamento provoca sensação de aconchego, mas necessita de cuidados na utilização

Débora Ramos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
4 dicas para usar aquecedores com segurança no inverno

Foto: Divulgação

O inverno está chegando e, com ele, as baixas temperaturas. Para criar um ambiente mais aconchegante nesta época do ano, as pessoas utilizam aquecedores, lareiras e até mesmo ar condicionado portátil ou um modelo fixo com função quente. A utilização desses aparelhos, no entanto, requer alguns cuidados para que não haja acidentes, sobretudo no caso dos aquecedores. Confira algumas dicas de segurança para evitar problemas.
 
1. Verifique as informações do fabricante
 
Antes de utilizar aquecedores, sempre leia as instruções dadas pelo fabricante sobre como tirar melhor proveito do aparelho. Com isso, você evita acidentes causados por má utilização, como um possível incêndio.
 
2. Prefira aquecedores a óleo
 
Os aquecedores a óleo são os mais seguros e silenciosos, além de ter menor chance de provocar queimaduras e incêndios, ainda mais se o aparelho tiver timer para ser desligado depois de algum tempo. Os aquecedores a gás ou de água são os que mais prejudicam a saúde. Sempre que utilizá-los é importante manter uma janela aberta. Caso contrário, o equipamento pode provocar uma intoxicação por monóxido de carbono, com risco de lesão cerebral e até mesmo morte. As lareiras também podem causar o mesmo tipo de problema. Para evitá-lo, verifique se a chaminé não está obstruída.
 
3. Adquira alguns equipamentos de segurança
 
Ares-condicionados e aquecedores deixam o ar seco, inibindo a produção de lágrimas e deixando os olhos secos. Portanto, é sempre bom ficar alerta a esses aspectos. Como medida de segurança, você pode comprar um termômetro para medir a temperatura e a umidade do ar. Ele deve ser instalado próximo da altura da cabeça. Outro equipamento que pode ser comprado é um detector de monóxido de carbono, caso você possua lareira ou algum sistema de aquecimento que produza esse componente. Ele também deve ser instalado na altura da cabeça e no mesmo ambiente da lareira ou do aquecedor. 
 
4. Redobre a atenção se houver crianças ou idosos em casa
 
Como esses aparelhos podem provocar acidentes, a atenção deve ser redobrada se houver crianças ou idosos em casa. Algumas das coisas que podem acontecer é de colocarem a mão nesses equipamentos ou até mesmo os esquecer ligados durante um grande período de tempo, o que pode causar um incêndio. Por isso, sempre fique em alerta em relação à utilização de aquecedores e lareiras.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet