Notícias / Agronegócios

11/05/18 às 15:48

Confresa - Senar inaugura 18º Núcleo Avançado de Capacitação

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Confresa - Senar inaugura 18º Núcleo Avançado de Capacitação

Foto: Assessoria

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) inaugurou nesta quinta-feira (10/05) mais um Núcleo Avançado de Capacitação (NAC), desta vez, no município de Confresa, região nordeste de Mato Grosso. No estado, o SENAR-MT já entregou 18 Núcleos e a meta é chegar até o final deste ano com 24 novas obras.

O projeto de construção desse espaço de 130m² nos municípios mato-grossenses, destinado para capacitar a mão de obra no agronegócio, iniciou em 2014 em parceria com os Sindicatos Rurais.

O anfitrião, presidente do Sindicato Rural de Confresa, Biraja Meireles Capuzzo, recebeu com satisfação o empreendimento diante da presença do presidente do Sistema Famato Normando Corral. "O Sistema Famato está reconhecendo, com a entrega desse NAC, a importância da região nordeste. Essa região é um novo polo de desenvolvimento do estado de Mato Grosso, aqui estão as oportunidades para o desenvolvimento agropecuário e é aqui que as coisas estão acontecendo com uma velocidade impressionante. A capacidade de aumentar a produção agrícola é uma das maiores em Mato Grosso", disse Corral.

No momento do descerramento de placa, Capuzzo falou da importância da capacitação do produtores e trabalhadores do campo, responsáveis pelo desenvolvimento do setor e da economia brasileira. "O agronegócio gera milhões de empregos, além de diversificar e aumentar consideravelmente as exportações brasileiras. A pecuária, é uma das maiores e mais rentáveis atividades do agro. Mas esse crescimento somente reforça a minha tese de que o conhecimento e a qualificação profissional rural pode nos levar mais além. E o Senar veio para ensinar a população rural a perceber seus próprios interesses econômicos e motivá-la a passos ainda mais largos", disse Capuzzo.

Capuzzo defende a necessidade de o SENAR-MT continuar investindo na capacitação profissional rural para que o trabalhador possa ser visto pela sociedade como um agente no meio rural, sendo ele o responsável por gerar soluções e resultados sustentáveis onde atua.

A liderança sindical apontou ainda que o Senar-MT tem competência e capacidade para trazer para Mato Grosso faculdades, cursos de nível superior, reconhecidos pelo MEC com ênfase em agronegócio. "E Confresa é candidata a receber a primeira faculdade presencial e online do Senar-MT. Nós defendemos e acreditamos no desenvolvimento do agro e do fortalecimento do sistema sindical através do conhecimento e ninguém melhor que o Senar para nos proporcionar isso", afirmou Capuzzo.

Para o assessor de Relações Institucionais do Senar-MT, Rogério Romanini, os produtores que enxergam a qualificação profissional como sinônimo de crescimento da propriedade rural, conseguem atingir a harmonia e o equilíbrio da produção com resultados sustentáveis a curto, médio e longo prazos.

Na ocasião, o Sindicato Rural de Confresa homenageou com placas de agradecimento pelos esforços e dedicação pela implantação do NAC em Confresa membros da diretoria do Sistema Famato como o presidente Normando Corral, Rogério Romanini, Benedito de Almeida (Senar-MT), Vilmondes Sebastião Tomain (Administrativo e Financeiro da Famato), José Luiz Fidelis (Relações Institucionais da Famato), Francisco Pugliesi de Castro (vice-presidente da Famato) e o  primeiro presidente do Sindicato Rural de Confresa, Ilário Moacir. 

Também participaram da solenidade o deputado estadual Baiano Filho, o prefeito municipal Ronio Condão e o presidente da Câmara Municipal Cristiano Lorscheiter Rocha, amigos e familiares e lideranças do município.

Onde encontrar o NAC – Barra do Bugres, Tangará da Serra, Cáceres, São José dos Quatro Marcos, Primavera do Leste, Cotriguaçu, Juína, Comodoro, Brasnorte, Campinápolis, Juara, Porto dos Gaúchos, Paranaíta, Carlinda, Tabaporã, Cláudia, Paranatinga e Confresa.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet