Notícias / Negócios

02/05/18 às 14:32

59% das buscas por imóveis estão sendo feitas por celular

Internet traz mais facilidade para quem busca um novo imóvel

Débora Ramos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
59% das buscas por imóveis estão sendo feitas por celular

Foto: Divulgação

Os dados demonstram que a busca por imóveis deixou de ficar a cargo apenas dos corretores. A internet permitiu que as pessoas pudessem realizar essas tarefas de forma mais autônoma. Em 2018, 59% das buscas de imóveis estão sendo feitas em celulares, de acordo com o Google. Em todo o mundo, 20% das buscas já são feitas por voz.
 
A busca pela palavra-chave "apartamento à venda" só cresce ano após ano, de acordo com o Google Trends, e em janeiro de 2018, bateu seu recorde. Além disso, 58,9% do tráfego de sites de portais e imobiliárias vêm de buscadores, dos quais 78% vêm da busca orgânica e 22% da busca paga, de acordo com dados da SimilarWeb.
 
 De forma simplificada, pode-se dizer que a busca orgânica é aquela exibida pelos motores de busca de forma espontânea, sem o pagamento de algum valor para que uma empresa específica apareça entre as primeiras posições. A busca paga, por sua vez, exibe apenas resultados pagos.
 
Segundo Guilherme Blumer, diretor nacional de marketing online do grupo imobiliário  Brasil Brokers, há diversas vantagens em se comprar e buscar um imóvel pela internet. “A quantidade de opções e principalmente o volume de informações que você consegue obter são as principais vantagens trazidas pela internet”, diz. Guilherme explica que antes o consumidor conhecia um apartamento com informações do corretor ou da imobiliária e que agora o processo é diferente. “Questões como média de locação, valor do m², tudo isso é possível descobrir na internet e fazer com que a sua compra seja muito mais consciente”, explica.
 
Na Brasil Brokers, o digital é prioridade, de acordo com Guilherme. “Ele deixou de ser importante na vida das empresas. Ele é a sobrevivência delas”, afirma de forma enfática. O diretor de marketing acredita que a relevância que uma marca tem na internet é o bem mais importante, porque todos os processos de compra hoje passam pelos sites de busca, como o Google. O grupo imobiliário percebe na prática essa mudança. “O tráfego no site, o share que o canal online representa, tudo isso cresce ano a ano em uma velocidade absurda”, relata.
 
 Apesar das conversões de venda da empresa ainda serem feitas majoritariamente por desktop, Guilherme considera extremamente importante o fato de grande parte das pessoas se utilizarem de dispositivos móveis para fazer pesquisas sobre algum produto ou informação. “A cada ano, o mobile ganha mais espaço no resultado de busca não só por imóveis. É um caminho sem volta, porque grande parte do nosso dia passamos olhando para nossos celulares”, afirma.
 
Para encontrar um imóvel pela internet, Guilherme dá algumas dicas. O mais importante de tudo é fazer muitas pesquisas pelo fato do volume de ofertas ser muito grande e fazendo com que a variação de preços possa ser discrepante em alguns casos. Além disso, o diretor de marketing indica procurar sempre imóveis semelhantes ao que você tem real interesse. Sempre que possível conversar com um consultor de imóveis e pedir informações. “Quanto mais informações você tiver, melhor será seu processo de escolha”, diz.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet