Notícias / Cultura

19/04/18 às 09:42 / Atualizada: 19/04/18 às 09:52

Semana dos Povos Indígenas traz a cultura Xavante para dentro de Barra do Garças

Maíra Ribeiro, CR Xavante

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Semana dos Povos Indígenas traz a cultura Xavante para dentro de Barra do Garças

Imagem do filme Dasiwa'uburéze - Nossa Cultura apresentado no evento.

Foto: Cristina Flória

No dia 19 de abril, em que se comemora internacionalmente o dia dos povos indígenas, as ruas de Barra do Garças serão palco da tradicional disputa da corrida da tora de buriti praticada pelo povo Xavante, chamada de ui'wede.
 
Trata-se de uma corrida de revezamento, na qual dois grupos etários Xavante disputam a dianteira, carregando uma tora de buriti que pode chegar a pesar 100 quilos. A concentração ocorrerá às 8h no Porto do Báe, com a pintura corporal e preparação dos grupos.
 
Essa atividade integrará a Semana dos Povos Indígenas, composta por um conjunto de atividades educativas e culturais que visam aprimorar o conhecimento da população de Barra do Garças sobre a cultura indígena, em especial do povo Xavante. O evento acontecerá de 16 a 20 de abril e é promovido pela Coordenação Regional Xavante da Funai em parceria com o Núcleo de Produção Digital da UFMT – Campus Universitário do Araguaia, Centro de Formação e Atualização de Profissionais da Educação Básica – Cefapro de Barra do Garças, Escola Estadual Nossa Senhora da Guia, com apoio do Conselho Municipal de Política Cultural de Barra do Garças, Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público - Sintep de Mato Grosso e da Prefeitura Municipal de Barra do Garças.
semana
 
As atividades começaram no dia 16 de abril na UFMT, com a exposição fotográfica Höimanadzé duré uiwede – Cultura e Buriti. A jornalista e fotógrafa Ana Caroline de Lima vai expor sua produção junto à comunidade Xavante da aldeia Ripá, localizada na Terra Indígena Pimentel Barbosa. Em suas andanças, a fotógrafa conviveu com povos como os Rajasthani na Índia, os Quechua no Equador e Peru, Black H'Mong no Vietnã, Intha e Chin no Myanmar, além de comunidades indígenas e campesinas no Brasil. A exposição segue para a Coordenação Regional Xavante nos dias 18 a 20, com apresentação da fotógrafa.
 
Durante a semana toda haverá programação direcionada aos estudantes das escolas da cidade. Pelas manhãs, ocorrerão palestras para os estudantes das escolas estaduais barra-garcenses sobre atualidades dos povos indígenas e especificamente do povo Xavante, ministrada por equipe interdisciplinar. Já nas tardes, as escolas estaduais interessadas poderão agendar para levar estudantes de 1º a 5º ano para assistir a curtas indígenas numa programação direcionada para o público infantil. A inscrição para a oficina para educadores e o agendamento de palestra para escolas e de sessão de curtas indígenas infantis deverão ser feitos junto à equipe de formação indígena no Cefapro.
 
Até o dia 19, a população poderá conhecer mais da cultura Xavante participando das sessões de filmes Iró'opoto Uptabi – Cine Autêntico, que acontecerá às 4 da tarde no auditório da Coordenação Regional Xavante, e no dia 19 contará com debate com o cineasta Xavante Divino Tserewahú. Além dos filmes e da exposição fotográfica, a CR exibirá seu acervo da cultura material Xavante durante toda a semana.
 
O encerramento da semana dos povos indígenas acontecerá na aldeia São Marcos, com a apresentação musical do grupo Tsawidi, de música contemporânea Xavante. Durante o show, o Núcleo de Produção Digital (UFMT- Campus Araguaia) fará a gravação inédita para produção do primeiro DVD do grupo.

Todas as atividades são gratuitas e abertas à toda população, exceto aquelas direcionadas às escolas.


Confira a programação completa:

Exposição fotográfica Höimanadzé duré ui'wede - Cultura e Buriti, de Ana Caroline de Lima
16 e 17 de abril - Centro de Vivência UFMT
16/4 às 19:00 - Visita guiada
19 e 20 de abril - Coordenação Regional Xavante da Funai
19/4 às 15:00 - Palestra de abertura com fotógrafa
• Exposição da cultura material Xavante
16 a 20 de abril - Coordenação Regional Xavante da Funai
• Sessões Iro'ópoto Uptabi - Cine Autêntico
16 a 19 de abril às 16:00 - Auditório da Coordenação Regional Xavante da Funai
• Sessão de curtas indígenas para escolas
16 a 20 de abril às 13:00 - Cefapro (agendamento para escolas no Cefapro)
• Palestra nas escolas sobre os povos indígenas
16 a 20 de abril às 7:00 e às 9:00 - agendamento para escolas no Cefapro
• Oficina de vivência da cultura Xavante para educadores
17 de abril às 19:00 - Sintep (inscrições no Cefapro)
• Ui'wede - Corrida de tora em Barra do Garças (a confirmar)
19 de abril às 8:00 - Concentração às 8:00 no Porto do Baé
• Apresentação musical do Grupo Tsawidi na Aldeia São Marcos (a confirmar)
21 de abril às 16:00 - Aldeia São Marcos, Terra Indígena São Marcos
 
Endereços:
• UFMT – Campus Universitário do Araguaia
Avenida Valdon Varjão, nº 6.390
• Sintep
Rua Goiás, 253 - Centro
• Cefapro
Rua Pires de Campos, 540 – Centro
• Coordenação Regional Xavante
Av. Coronel Cristino Cortes, s/n, ao lado do Super Pastel – Cidade Velha
.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

José Sarney

A furna da Marruá

Bobbio dizia que a velhice era muito boa e cheia de encantos, o maior deles o gosto de matar saudades. Mas eu acho que o divertimento maior da velhice é o espaço de contar histórias, bom para encher e passar o tempo. As...

 
 
 
 
Sitevip Internet