Notícias / Cultura

17/04/18 às 14:32 / Atualizada: 17/04/18 às 15:20

Imagens mostram diversidade e emoção nas aldeias do Xingu

Confira a galeria especial para celebrar a semana do Dia do Índio.

Isabella Pedreira*, Terra da Gente

Edição: Clodoeste 'Kassu' AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Imagens mostram diversidade e emoção nas aldeias do Xingu

A atual aldeia ikpeng localiza-se no Médio Xingu, abaixo da aldeia Terra Preta, dos Trumai.

Foto: Ricardo Custódio/Terra da Gente

Na próxima quinta-feira (19/04) é comemorado o Dia do Índio. Em homenagem à data, durante toda a semana, o Terra da Gente preparou matérias especiais para mostrar as diferenças entre as aldeias e a importância dessa diversidade para o nosso país. Ao longo dos anos os repórteres do programa visitaram as proximidades do rio Xingu e conheceram etnias como: Ikpeng, Bare, e Dessana. Veja um pouco mais sobre cada uma delas.


O Parque Indígena do Xingu é morada de 14 etnias diferentes, entre elas a tribo Ikipeng. (Foto: Ricardo Custódio/Terra da Gente)


Distinguem-se três grandes níveis de organização da sociedade ikpeng: o povo, a casa e o fogo. (Foto: Fábio Gallacci/Terra da Gente)


É comum que as mulheres de uma casa colhem os tubérculos de mandioca e preparem o beiju. (Foto: Ricardo Custódio/Terra da Gente)


Os ikpengs aproveitam as águas do Xingu para realizar atividades rotineiras. (Foto: Ricardo Custódio/Terra da Gente)


Além de auxiliar em atividades, o rio é também uma diversão para as crianças da tribo. (Foto: Ricardo Custódio/Terra da Gente)


O primeiro contato mais prolongado dos Ikpeng com brasileiros de que se há notícia data de 1964. (Foto: Fábio Gallacci/ Terra da Gente)


Os Desanos são um grupo que habita no noroeste do Amazonas. (Foto: Fábio Gallaci/Terra da Gente)


Índios Baré vivem principalmente ao longo do Rio Xié e alto curso do Rio Negro. (Foto: Fábio Gallacci/Terra da Gente)

*Sob a supervisão de Lizzy Martins

 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

José Sarney

A furna da Marruá

Bobbio dizia que a velhice era muito boa e cheia de encantos, o maior deles o gosto de matar saudades. Mas eu acho que o divertimento maior da velhice é o espaço de contar histórias, bom para encher e passar o tempo. As...

 
 
 
 
Sitevip Internet