Notícias / Cidades

06/04/18 às 10:43

Conheça mais sobre o cemitério que é ponto turístico em BH

Aline Matos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Inaugurado em fevereiro de 1897, o Cemitério do Bonfim, em Belo Horizonte, é o mais antigo da cidade. É também o primeiro cemitério público da capital mineira a ter um cadastro de sepultados 100% informatizado, contendo a ficha completa com dados como causa da morte, número do jazigo, informações sobre o sepultamento, entre outros.

A necrópole é também um ponto turístico e fonte de estudos entre pesquisadores por conta do seu rico acervo histórico e sua diversidade arquitetônica. É também um dos que mais recebem velas e coroa de flores em Belo Horizonte em ocasiões como o Dia de Finados.

Obras de arte se espalham pelo Cemitério do Bonfim

Diversos túmulos e mausoléus contam com esculturas feitas por artistas italianos que vieram para o país no final do século XIX. As obras presentes no cemitérios variam desde a Belle Èpoque até o modernismo brasileiro.

Entre os ilustres sepultados estão a professora Júlia Coelho Kubitschek de Oliveira, mãe do ex-presidente Juscelino Kubitschek, o ex-governador mineiro Olegário Dias Maciel, e parte da família da ex-presidente Dilma Rousseff.

A fé também é uma das motivações para as visitas ao Bonfim. O túmulo de Padre Eustáquio, beatificado em 2006, é um dos que mais recebem tributos. Os restos mortais do religioso não estão mais na sepultura, mas isso não diminui a movimentação de fiéis, que deixam agradecimentos pelos milagres alcançados. O jazigo da menina Marlene, morta aos 13 anos, também recebe a visita de devotos e populares que acreditam em seus milagres.

As visitas guiadas ao cemitério devem ser agendadas com antecedência. Realizadas pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação de Parques Municipais (FPM), em parceria com a UEMG e o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), as visitas são conduzidas de forma a mostrar o rico acervo do espaço e sua história. Os interessados devem entrar em contato com a Prefeitura para obter mais informações.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet