Notícias / Curiosidades

22/03/18 às 14:50

Wassily Chair, uma das cadeiras mais famosas do mundo, foi inspirada em uma bike

Marcel Breuer, que projetou a cadeira nos anos 1920, admitiu - antes de morrer - que a peça tinha saído do guidão de uma bicicleta

Débora Ramos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Wassily Chair, uma das cadeiras mais famosas do mundo, foi inspirada em uma bike

Foto: Divulgação

A Wassily Chair, uma das icônicas criações de mobiliário doméstico associadas com o movimento alemão Bauhaus, foi inspirada em uma bicicleta. Seu designer, o também germânico Marcel Breuer (1902-1981), graduado na própria escola em 1924 era, como muitos dos seus colegas, interessado por materiais industrias e técnicas de manufatura.
 
Breuer disse que pensou que a bicicleta era um pequeno pedaço atemporal do desenho original da cadeira, se referindo ao guidão como um "tubo de aço", que se assemelha a um  macarrão. Inspirado no quadro da bike, ele criou uma das peças mais famosas da história usando... tubos de aço. "Eu conclui que a dobra deveria ir mais longe. Eu deveria somente dobrar, sem pontos de soldagem, então ele poderia também ser cromado em partes e colocadas juntas", contou.
 
"Eu estava um pouco temeroso quanto às críticas. Não contei a ninguém que estava fazendo aqueles experimentos", completou.
 
A Model B3, como ficou conhecida inicialmente, foi concluída em 1924. O desenho só foi possível porque Mannesmann, um produtor de aço alemão, tinha recentemente feito o processo de dobrar os tubos com perfeição. Antes disso, todo material de aço tinha uma solda que geralmente quebrava assim que era dobrada. Breuer dizia que sua cadeira era seu "trabalho mais extremo. Mais lógico, mais mecânico e menos artístico e confortável".
 
As primeiras versões da cadeira foram feitas pela Thonet, especialista em dobrar madeiras, mas o design nunca ficou semelhante. Depois da Segunda Guerra Mundial, a produção foi retomada pelo italiano Gavina, que mudou as telas de sentar para couro e, depois de descobrir que Wassily Kandinsky, amigo de Breuer, tinha admirado o protótipo, mudou o nome para Wassily Chair por marketing.
 
A produção foi adquirida pela Knoll, que segue fazendo a cadeira até hoje. A Wassily Chair se tornou uma das peças de mobiliário icônicas no mundo do design, não apenas pela envergadura da Bauhaus, mas também por ter sido a base de vários movimentos seguintes. Até hoje, a criação de Breuer inspira projetos de cadeiras vendidos em qualquer parte do mundo.
 
“Sempre aparecem clientes em busca desse tipo de poltrona aqui. Houve um tempo em que a procura foi tanta que nós, vendedores, passamos a pesquisar sobre a história dela”, conta Ricardo Oliveira, da Essência Móveis, em São Paulo.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet