Notícias / Água Boa

09/09/15 às 11:38 / Atualizada: 24/05/23 às 09:33

Alan Apio discursa em favor da ciclovia. Apoio da Câmara é unânime.

Assessoria

Edição Clodoeste Kassu - Água Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
Ontem, dia 08 de setembro, durante sessão legislativa ordinária da Câmara Municipal de Água Boa, Alan Apio, co-fundador do Movimento Cívico das Vítimas do Trânsito – MOVETRAN, utilizou-se do espaço da tribuna livre para discursar em favor da criação das ciclovias no município. Em pouco mais de sete minutos, Alan expôs para os vereadores o público presente (composto principalmente por ciclistas) uma visão geral do projeto entregue nas últimas semanas ao poder público e que teve origem em discussões da própria população. No discurso ele expôs a necessidade de adequação do trânsito água-boense aos aspectos mais democráticos do transporte. Ele disse:

“Estaremos dando mais um passo em direção a um trânsito mais democrático e livre, pois possibilitaremos que as pessoas escolham, com segurança, outros meios de transporte que não se resumam apenas aos carros e as motos. Em outras palavras, construir ciclovias é uma forma de garantir a nossa liberdade. ”

No mesmo discurso ele ressaltou a importância de uma resposta rápida da Câmara, visto a explosão populacional e o aumento do número de acidentes de trânsito, principalmente fatais. 

Em seguida ao discurso de Alan, os vereadores se posicionaram a favor, de forma unânime, a construção da ciclovia. Eles orientaram sobre os melhores caminhos a serem tomados nesse momento afim de se procurar uma resposta mais eficiente. Foi ressaltada a importância na inclusão da Lei Orçamentária Anual, a LOA, de orçamento específico para a ciclovia e posteriormente, com estudo planejado para a alteração do Plano Diretor.
 
Abaixo segue o link para o áudio do discurso bem como a transcrição.
 
“No dia 25 de maio aconteceu nesse mesmo lugar algo extraordinário. Em um dia de casa lotada, população e poder público se reuniram para discutir uma ideia. Compareceram vereadores, representantes do judiciário, da polícia, da mídia, de escolas. Veio o povo, de todos os lugares para discutir uma ideia. Que ideia que falo é a de construir ciclovias em Água Boa. Uma ideia que surgiu no meio do povo, trazida à luz por um movimento cívico à casa legislativa que os representa. E o povo deixou claro a sua opinião: Está na hora de Água Boa ter suas ciclovias.

Nas conversas anteriores e durante o encontro de maio, bem como nos meses que se seguiram, quando foi elaborado o projeto entregue recentemente ao poder público, esse mesmo deixou claro que apoia a ideia das ciclovias e que a intenção é que elas sejam construídas.

Construindo as ciclovias, Água Boa estará dando mais um passo para o futuro. Estaremos dando mais um passo em direção a um trânsito mais democrático e livre, pois possibilitaremos que as pessoas escolham, com segurança, outros meios de transporte que não se resumam apenas aos carros e as motos. Em outras palavras, construir ciclovias é uma forma de garantir a nossa liberdade.

Água Boa dará um salto à frente de todas as outras cidades do Mato Grosso e mais uma vez vai assumir o papel que é nosso e que vai permanecer conosco também em minha geração, que é o de liderança, exemplo de qualidade de vida, riqueza e progresso. Será um marco. Eu desconheço qualquer outra cidade do estado que possui o que nós pretendemos fazer aqui. É trabalho para ser reconhecido nacionalmente!

Se isso é algo que o povo deseja. Se é algo que o poder público quer, não há motivos para não acontecer quando o orçamento assim permitir. O único possível entrave, e é aqui que entra os senhores vereadores, é uma necessária adequação no plano diretor do município. As mudanças são necessárias para que seja legalmente possível que as avenidas possas receber as ciclovias, e mais importante, que as futuras avenidas que ainda serão criadas já nasçam com a ciclovia.

Sabe-se que o plano diretor é:
O instrumento básico da política de desenvolvimento do município. Sua principal finalidade é orientar o poder público e a iniciativa privada na construção dos espaços públicos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida para a população. ’

As ciclovias encaixam perfeitamente nesse contexto. Vamos tornar isso uma realidade?

Mas ressalto que, em decorrência da velocidade da expansão populacional e imobiliária do município e do número elevado de mortes no trânsito, envolvendo principalmente motos e bicicletas, essas alterações tem que se dar em velocidade acelerada, visto que estamos todos em uma luta contra o tempo.

Eu confio na capacidade dessa casa em dar uma resposta rápida, positiva e definitiva sobre o assunto, visto por exemplo, como foi votado ano passado as alterações no mesmo plano e em tempo recorde, que possibilitaram a construção do primeiro edifício de Água Boa.

Aprovando-se essas alterações, consolidaremos os efeitos extraordinários ocorridos aqui em 25 de maio. Será uma demonstração clara, que os desejos do povo foram atendidos. Que é ele o início e o fim de todas as práticas políticas. Considerando os tempos difíceis que estamos passando, isso não é pouca coisa.

Portanto, se te perguntarem porque fazer ciclovias em Água Boa, responda:
Faremos porque devemos. Devemos porque podemos.

Obrigado.

Alan Apio, tribuna livre, 08 de setembro de 2015.”

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet