Notícias / Meio Ambiente

14/03/18 às 08:17

Tocantins - Indígenas devem ser resgatados de aldeia após cheia no rio Formoso

Cerca de 40 indígenas estão ilhados em aldeia na região da Ilha do Bananal. Operação contará com apoio do Exército e grupo deve ser levado para ginásio de esportes em Lagoa da Confusão.

G1 Tocantins

Edição: Clodoeste 'Kassu' AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Tocantins - Indígenas devem ser resgatados de aldeia após cheia no rio Formoso

Água invadiu algumas casas nas aldeias

Foto: Divulgação/Defensoria Pública

Cerca de 40 indígenas da etnia Krahô serão retirados da aldeia Takaywrá, em Lagoa da Confusão, devido à cheia do rio Formoso na região da Ilha do Bananal. Segundo o coordenador regional da Funai Araguaia – Tocantins, Eduardo Macedo, o grupo vinha sendo monitorado há algumas semanas e agora precisará ser retirado.
 
"Uma equipe da Funai esteve na região na semana passada para levar alimentos e água potável porque a água tinha subido muito. Ficamos aguardando para ver se a situação iria melhorar ou não", contou.
 
Conforme o coordenador, o cacique informou que nos últimos dias a água começou a alagar as casas e comprometeu as fontes de água potável. Por causa disso, nesta terça-feira (13) foi feita uma reunião entre a Prefeitura de Lagoa da Confusão, Exército, Defesa Civil Estadual e Funai para definir uma estratégia de retirada dos indígenas.
 
Conforme o 22º batalhão de infantaria do Exército, o planejamento de logística está sendo finalizado e os indígenas devem ser resgatados nos próximos dias. O grupo deve ser levado para um ginásio na cidade.
 
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu cerca de 100 milímetros na região desde o começo de março. Em fevereiro, a região receu mais de 500 milímetros, mais que o dobro do que era esperado para o período.
 
Aldeias ficaram completamente isoladas em Lagoa da Confusão (Foto: Divulgação/Defensoria Pública)
Aldeias ficaram completamente isoladas em Lagoa da Confusão (Foto: Divulgação/Defensoria Pública)
 
Entenda
 
Aldeias indígenas da etnia Krahô ficaram completamente isoladas no sudoeste do Tocantins após rios transbordarem pelo excesso de chuvas no final de fevereiro. Uma das situações mais graves era a da Aldeia Takaywrá, onde passa o rio Formoso. As casas foram invadidas pela água.
 
Animais estariam morrendo afogados, inclusive os usados pelos indígenas para a própria alimentação. A Comissão Interamericana de Direitos Humanos e o Ministério de Direitos Humanos brasileiro foram avisados sobre o caso.
 
Segundo a Defensoria Pública, não há condições de moradia digna na aldeia no momento. A maioria da comunidade é formada por idosos e crianças, que vivem em extrema pobreza.
 
O Governo do Tocantins decretou situação de emergência em seis cidades da região, incluindo Lagoa da Confusão, onde fica a Aldeia Takaywrá. Lavouras e pastos estão submersos em várias propriedades rurais e ainda não há uma estimativa do tamanho do prejuízo.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet