Notícias / Meio Ambiente

13/03/18 às 07:31 / Atualizada: 13/03/18 às 07:48

Vídeos - Voluntários faz mutirão e recolhem toneladas de lixo do Pantanal

G1 MT

Edição: Clodoeste 'Kassu' AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Vídeos - Voluntários faz mutirão e recolhem toneladas de lixo do Pantanal

Foto: Reprodução

60 pessoas, incluindo empresários, ribeirinhos e pescadores, retiraram cerca de 7 toneladas de lixo que foram parar nas baías e corixos do Pantanal matogrossense, no município de Barão de Melgaço. Devido à época de cheia, todos os dias 1 tonelada de lixo circula pelo rio que corta a capital. Desse total, aproximadamente 85% são de materias plásticos, que após a coleta, passam pelo processo de reciclagem e voltam a serem reaproveitados. Os outros 15% são de materias não aproveitáveis, como fogão, chuveiros e até parte de uma geladeira.
 
O grupo realiza o trabalho há cerca de 7 anos e segundo o presidente da colônia dos pescadores, Domingos Antônio de Oliveira, toda vez que vem a água (época de chuva) eles têm que fazer esse trabalho. "A gente precisa tirar esses lixos do rio Cuiabá, perto do corixo das baías, porque a gente está perto de outras báias importantes." Já em relação aos lixos recicláveis, a presidente da associação dos catadores de material reciclável, Cidinha Nascimento, diz que todo material acaba indo para a própria associação. "Não precisa destinar todo material para o lixo. Cerca de 15% desse material é rejeito, mas 85% é reciclável", diz. Ela ainda ressalta sobre a importância da coleta seletiva e a destinação correta desses lixos. "Se houvesse uma coleta seletiva e a destinação correta, eles não estariam aqui matando o Pantanal", conclui.

Ver vídeo abaixo e AQUI

 

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet