Notícias / Educação

08/03/18 às 18:08

Pós-graduação lato ou stricto sensu?

Débora Ramos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Pós-graduação lato ou stricto sensu?

Foto: Divulgação

O mercado de trabalho está cada vez mais disputado e acirrado. Para conseguir uma boa vaga de emprego ganhando uma remuneração satisfatória, é preciso se dedicar ao máximo, se especializar e, acima de tudo, ter diferenciais em relação aos concorrentes.

Para um profissional que já possui graduação, o próximo passo é buscar cursos de pós-graduação. Mas aí surge uma grande dúvida: pós-graduação lato sensu ou stricto sensu? Quais as diferenças entre essas duas modalidades? Em qual delas o seu perfil mais se encaixa?

Pós-graduação

Pós-graduação é uma formação acadêmica e profissional que agrega estudantes que já concluíram uma graduação, dividindo-se em dois grupos: lato sensu e stricto sensu.

Compreender as diferenças entre esses dois modelos é essencial na hora de fazer a escolha de qual seguir.

Quais as diferenças?
  • Lato sensu: também conhecidos como cursos de especialização ou MBA, possuem carga horária mínima de 360 horas, e seu principal objetivo é contribuir para a especialização profissional em disciplinas que se relacionem com o curso de graduação. A escolha depende do que a pessoa tem como planos para a sua carreira no mercado de trabalho. Ao término da pós-graduação, o aluno ganhará um certificado, e não um diploma. Uma das vantagens é poder cursá-lo a distância, como o que é oferecido pela Unip, por exemplo.
  • Stricto sensu: corresponde diretamente aos programas de doutorado e mestrado. Estudantes que já são diplomados em cursos superiores de graduação são aptos a cursar esse tipo de pós-graduação. Ao fim dele, será obtido um diploma. A carga horária mínima é de 1.200 horas. Esse tipo de pós-graduação é recomendado para quem pretende ingressar em uma carreira voltada para a pesquisa acadêmica ou como professor universitário. Como existem níveis dentro dessa modalidade, há também algumas exigências extras: para quem deseja iniciar o mestrado, não é obrigatório ter um lato sensu; já para ter um doutorado, é normalmente cobrado um mestrado anterior.
Por que cursar uma pós-graduação?

Como já dissemos anteriormente, o mercado de trabalho se torna mais acirrado a cada ano. Com pessoas bastante dedicadas, estudadas e graduadas, a necessidade de ter um "algo a mais" é cada vez mais latente.

Nesse sentido, a importância de fazer uma pós-graduação é evidente. Aperfeiçoar-se profissionalmente nunca é uma perda de tempo, pelo contrário: gastar mais alguns anos estudando pode ser a diferença que fará com que seu currículo seja ainda mais recheado e garanta vagas com remunerações maravilhosas.

Também é fato que quem possui uma pós tem muito mais oportunidades, tanto para cargos de chefia (como direção e gerência) quanto para a conquista de vagas de emprego. Outro fator é o reconhecimento profissional: alguém pós-graduado será mais bem visto pelo mercado de trabalho.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet