Notícias / Agronegócios

08/03/18 às 07:56

Campo Novo do Parecis - Fazenda Santa Amélia aposta na geração de energia solar

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Campo Novo do Parecis - Fazenda Santa Amélia aposta na geração de energia solar

Foto: Assessoria

A Fazenda Santa Amélia, localizada no município de Campo Novo do Parecis, apostou na geração de energia solar. O proprietário Roberto Chioquetta implantou na propriedade uma estação de energia solar que gera 300 kVA – o dobro do que a propriedade necessita.
 
A propriedade ficou entre as duas principais vencedoras da 3ª edição do Prêmio Sistema Famato em Campo 2017, cujo tema foi inovação. Esta é a sexta matéria de uma série especial divulgada pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) com o objetivo de apresentar cada uma das sete propriedades rurais que participaram da premiação no ano passado.
 
Chioquetta garante que a inovação ainda poderá alimentar novos projetos na fazenda, alguns já em andamento como, por exemplo, a construção da Unidade Beneficiadora de Sementes e, num futuro próximo, a irrigação, tornando-a autossustentável.
 
“Sou produtor rural há 28 anos em Campo Novo e ter minha propriedade reconhecida pelo Sistema Famato como destaque em inovação foi emocionante e surpreendente. Acredito que foi o resultado de tudo que temos feito ao longo desses anos, junto com a minha família, que considero a base desse sucesso”, declarou Chioquetta.
 
A propriedade rural foi agraciada com a participação em uma Missão Técnica que será promovida este ano pelo Sistema Famato, um troféu e uma placa de metal “Referência Estadual em Inovação”, para ser fixada na porteira da fazenda. O destino da missão ainda será divulgado.
 
Na fazenda, além da inovação destaque, foram identificadas outras seis como, por exemplo, o sistema de captação de água da chuva para uso na lavoura, sistema de fossa ecológica, plantio sobre palhada, certificação RTRS, SSS e CCS, desvio do dreno do ar condicionado dos maquinários, onde a água é reutilizada para limpeza do para-brisa, lavagem das mãos do operador e outros e coaching para os funcionários.
 
A Fazenda Santa Amélia nasceu no ano de 1989 e se consolidou como Sant’Amelia Participações Ltda em 2005. Atualmente, a propriedade ocupa uma área de 3.100 hectares próprios e 1.100 hectares arrendados, onde são cultivadas as culturas de soja, milho, girassol e milho de pipoca.
 
Na propriedade é lei a coleta de lixo seletiva e destinação dos resíduos. Chioquetta defende que muitos são os benefícios de medidas como essas para a preservação do meio ambiente. “Fazer a coleta seletiva e a destinação correta dos resíduos garante, além da preservação ambiental, a limpeza e a higiene da fazenda e da nossa cidade. A iniciativa contribui também para a conscientização dos nossos colaboradores e na mudança de hábitos de jogar o lixo no lugar correto”, disse Chioquetta.
 
A qualidade de vida dos 19 colaboradores é prioridade para Chioquetta. Os funcionários desfrutam de área de lazer, campo de futebol, internet, seguro de vida, bonificação, confraternizações e treinamentos. Também é oferecido gratuitamente café da manhã, almoço e jantar e transporte para a cidade às quartas-feiras e sábados.
 
A propriedade é parceira em projetos sociais da igreja da cidade, Associação dos Portadores de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), escolas do município, Hospital de Câncer, Sindicato Rural e Associação da Parecis S.A.
 
Sobre o prêmio – O Prêmio Sistema Famato em Campo é uma iniciativa da Famato, do Senar-MT e do Imea. Surgiu em 2015 com o objetivo de identificar no estado práticas diferenciadas da pecuária de Mato Grosso.
 
Na segunda edição, em 2016, buscou fazendas que desenvolvem sistemas com integração de culturas diversificadas, incluindo produção agrícola, pecuária e floresta.
 
Em 2017, o foco foi identificar propriedades rurais que apostassem em inovação criativa, além de reconhecer o esforço dos produtores rurais empreendedores que investem no conhecimento de novas tecnologias para atender mercados crescentes de qualidade e inovação na produção.
 
As sete propriedades receberam o troféu Sistema Famato em Campo. Entre elas também estão as que foram reconhecidas como referências em suas respectivas regiões em Mato Grosso. E duas fazendas foram escolhidas para participar de uma Missão Técnica no exterior em 2018.
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet