Notícias / Religião

02/07/15 às 16:11 / Atualizada: 04/07/15 às 19:46

Carreiros fazem tradicional desfile de carros de boi pelas ruas de Trindade

Evento faz parte da Festa do Divino Pai Eterno, que vai até domingo (5). Romeiros acompanham a passagem dos animais há 175 anos, em Goiás.

Carreiros participam do desfile de carros de boi em Trindade (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
 
O tradicional desfile dos carros de boi é realizado nesta quinta-feira (2) pelas ruas de Trindade, na Região Metropolitana da capital, durante a Festa do Divino Pai Eterno. Os carreiros partiram da Igreja Matriz, onde receberam as bênçãos, e seguem até o Carreiródromo. O evento é realizado na cidade há 175 anos.

Mais de 300 carros de boi participam desde as 9h do desfile, que só deve terminar à tarde. Muitos partiram dias antes de cidades como Vianópolis, Inhumas, Damolândia, Araçu, Itaberaí, Turvânia, São Luís dos Montes Belos, entre outras, para manter viva a tradição das romarias e a fé no Divino Pai Eterno.

 
 
O presidente da Associação dos Carreiros, Jota Carreiro, conta que o primeiro carro de boi que está no desfile saiu de Itajubá, em Minas Gerais, e percorreu mais de 995 quilômetros até Trindade. Os carreiros e animais chegaram na última sexta-feira (26) e pretendem ficar na cidade até o fim das festividades.

“É por pura fé que o carreiro vem até Trindade, pagando promessas, outros vem porque gostam. Essa fé é inexplicável, eles gastam muito, o aluguel para ficar na cidade está muito caro. Muitos já receberam bênçãos e passam essa tradição de geração em geração, de pai para filho”, contou Carreiro.
Segundo ele, o recorde de participantes foi de 330 carros de boi. “Neste ano esperamos superar essa marca e ter 350 carros no desfile”, destacou.
Romaria
A Festa do Divino Pai Eterno vai até o próximo domingo (5), na cidade considerada como a 'capital da fé'. A organização estima que 2,5 milhões de pessoas participem do evento.

Durante esse período, milhares de romeiros percorrem a pé os 18 quilômetros entre Trindade e Goiânia pela GO-060, conhecida como Rodovia dos Romeiros. A maioria deles faz o trajeto em uma Via Sacra para pagar promessas e agradecer graças alcançadas.

Ao todo, ocorrerão 115 missas, 45 novenas, 30 orações de terço e 11 procissões. Duas mil pessoas, entre voluntários e colaboradores, irão trabalhar nos festejos.


Ver vídeo da reportagem AQUI

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet