Notícias / Internacional

23/02/18 às 09:44

Última semana de candidatura em universidades públicas e privadas na França

Brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil tem até o dia 28 de fevereiro para enviar seus dossiês eletrônicos no site do Campus France Brasil

Mariana Midori Isagawa

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Última semana de candidatura em universidades públicas e privadas na França

Foto: Divulgação

Interessados em ingressar no 2° ou 3° ano da graduação e no Master na França no ano letivo 2018-2019 têm até 28 de fevereiro para enviar suas candidaturas por meio do site Campus France Brasil, a agência francesa para promoção do ensino superior. 
 
Na elaboração do seu dossiê eletrônico, os candidatos devem expor o seu percurso acadêmico e profissional anexando seus históricos escolares e curriculum vitae, além de incluir motivações, teste de proficiência e outros anexos exigidos pela universidade, com tradução juramentada. 
 
É possível incluir até sete opções de curso no mesmo dossiê. Um miniguia de candidatura, com informações detalhadas sobre o calendário e o procedimento para criar um dossiê, está disponível no site do Campus France Brasil.
 
No dia 27 de fevereiro, o Campus France organiza uma live pela página no facebook respondendo dúvidas dos estudantes e esclarecendo os últimos passos para o envio de dossiês.
 
Descubra qual seu nível de estudos
 
Para se candidatar a um Master na França, é preciso possuir um diploma universitário. A graduação no Brasil tem uma duração superior (4 a 5 anos de estudos) à licence na França (3 anos de estudos). Por conta disso, algumas universidades aceitam que os titulares de um diploma brasileiro possam se candidatar diretamente ao 2° ano do Master na França (M2).
 
Para aqueles que ainda estão cursando uma graduação por aqui há pelo menos um ano, é possível transferir o curso para a França, escolhendo as opções 2° ou 3° ano da graduação (L2 e L3), dependendo do período de estudos já realizado no Brasil.
 
Em relação aos critérios de admissão, cada instituição francesa adota critérios próprios para a seleção. Antes de se candidatar, é importante que o estudante pesquise e saiba se cumpre os pré-requisitos necessários da formação que deseja realizar.
 
Universidades públicas e benefícios para brasileiros
 
A França é o terceiro país mais procurado por estudantes em mobilidade universitária. Todos os anos, mais de 300 mil estudantes estrangeiros são acolhidos pelas universidades e outras instituições de ensino superior francesas.
 
O custo relativamente baixo dos estudos na França é um dos principais fatores de escolha dos alunos estrangeiros. Todas as universidades públicas possuem um alto nível de qualidade. O governo francês toma a seu cargo 90% do custo do ensino e não há distinção entre estudantes franceses e estrangeiros. Os brasileiros pagam a mesma taxa de matrícula que os franceses.
 
Categorias Anuidade estimada
Universidades 200 a 400 euros
Escolas de Engenharia 600 euros
Escolas de Arquitetura 400 a 900 euros
Escolas privadas 5.000 a 12.000 euros

Com o visto de estudante de longa permanência, é possível trabalhar meio período. Os alunos das instituições francesas ainda têm acesso a restaurantes universitários, auxílio-moradia e planos especiais para transporte. Além disso, os brasileiros que vão para a França podem se candidatar a mais de 200 programas de bolsa.
 
Sobre o Campus France
 
Presente em mais de 110 países, Campus France é a agência governamental francesa responsável pela promoção do ensino superior, o acolhimento e a mobilidade internacional. A agência é ligada aos ministérios franceses da Educação e das Relações Exteriores. No Brasil, está vinculada ao Serviço de Cooperação e de Ação Cultural da Embaixada da França.
 
A agência Campus France Brasil oferece orientação personalizada e gratuita aos interessados em estudar na França e também centraliza o procedimento de candidatura para grande parte das universidades do país europeu. Atualmente, conta com escritórios em São Paulo, Recife, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet