Notícias / Saúde

22/02/18 às 07:52

Rotary comemora 113 anos desenvolvendo projetos sociais

Joelcirney S. Klimaschewsk

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Rotary comemora 113 anos desenvolvendo projetos sociais

Foto: Assessoria

O Rotary Internacional comemora hoje 113 anos de fundação, firmando-se como a organização não governamental mais forte e influente do mundo, com representações em todos os países e ações que mudaram a vida de várias comunidades. Em Mato Grosso somos o Distrito 4440 com a atuação de 82 Rotary Clubs com mais de 1500 Rotarianos e Rotarianas.
 
Uma das ações influenciou na criação da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945, o que deu ao clube o direito de ser a única instituição com assento permanente na ONU.
 
O que é e quais são os objetivos
 
O Rotary International é a associação de Rotary Clubs do Mundo Inteiro. O Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões, através da Prova Quádrupla e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.
 
Rotary Club é definido como um clube de serviços à comunidade local e mundial sem fins lucrativos, filantrópico e social.
 
Os rotarianos são sócios de seus respectivos Rotary Clubs, os quais, por sua vez, são membros do Rotary International.
 
O objetivo do Rotary é estimular e fomentar o Ideal de Servir como base de todo empreendimento digno, bem como a ajuda ao próximo, promovendo e apoiando:
 
1) O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidade de servir;

2) O reconhecimento do mérito de toda a ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional;

3) A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada;

4) A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

Sua missão é: ajudar os rotarianos e os Rotary Clubs a alcançar o Objetivo do Rotary e, neste estágio atual de desenvolvimento da organização, apoiar as atividades de indivíduos e grupos prestadores de serviços que melhorem a qualidade de vida, mantenham a dignidade humana e promovam a compreensão e paz mundial.
 
Lema principal é: Dar de si antes de pensar em si.
 
O primeiro Rotary Club foi fundado na cidade de Chicago, Estados Unidos, em 1905 pelo advogado Paul Percy Harris e mais três homens de negócios, Gustav Loehr - engenheiro de minas, Hiran Shorey - alfaiate, Silvester Schiele - comerciante de carvão. A Associação Nacional de Rotary Clubs (National Association of Rotary Clubs) foi fundada em 1910 e em 1912 seu nome mudou para Rotary International em função da admissão do primeiro Rotary Club fora dos Estados Unidos, em Winnipeg, Canadá.
 
Quantos somos e nossa fundação
 
Atualmente, existem mais de 1.2 milhão de rotarianos associados a mais de 34.700 Rotary Clubs espalhados por 210 países ou regiões do mundo.
 
A Fundação Rotária é patrocinada exclusivamente por doações de rotarianos e outros que compartilham a visão de um mundo melhor. As contribuições para o Fundo Anual de Programas são investidas durante três anos, sendo os rendimentos obtidos também utilizados para cobrir os custos administrativos da entidade, isto é, os dólares doados financiam os nossos programas três anos mais tarde. As doações feitas ao Fundo Permanente permanecem continuamente investidas, e apenas os juros resultantes são usados em apoio aos programas.
 
A Fundação teve início em 1917 com um fundo de dotações com o objetivo de fazer o bem no mundo. Embora a Fundação Rotária tenha sido oficialmente estabelecida em 1928. Todos os subsídios da Fundação Rotária são iniciados por clubes.

Certos de contar com o apoio de Vossa Senhoria, agradecemos antecipadamente, renovando os protestos de considerações e apreço.
 
Algumas das áreas de atuação
 
– ERRADICAÇÃO DA PÓLIO: Em 1985, rotarianos resolveram lutar por um mundo livre da pólio. A campanha pela erradicação dessa doença tornou-se, em um prazo de 20 anos, o maior apoio do setor privado a uma iniciativa global de saúde.

– Rotary já doou US$500 milhões e incontáveis horas de trabalho voluntário para ajudar na imunização de quase dois bilhões de crianças no mundo.

– Atualmente, existem apenas algumas centenas de casos de pólio, o que representa uma redução de 99,8% desde 1988, quando a doença paralisava mais de 350.000 crianças por ano.
 
– EDUCAÇÃO INTERNACIONAL: Rotary é a maior fonte de recursos privados a patrocinar bolsas de estudos. A cada ano, cerca de 1.000 universitários recebem bolsas para estudar no exterior. Rotary Clubs promovem também programas de intercâmbio voltados a alunos do segundo grau, enviando ao exterior cerca de 8.000 estudantes por períodos de três meses a um ano.
 
– PAZ: Com o objetivo de educar futuros embaixadores e emissários da paz, foram recentemente criados os Centros Rotary de Estudos Internacionais na área de paz e resolução de conflitos em sete universidades de renome. O programa proporciona educação em nível de mestrado na área de resolução de conflitos a setenta bolsistas por ano.
 
– ALFABETIZAÇÃO: Rotary Clubs estão engajados internacionalmente na luta contra o analfabetismo. Destaca-se, como exemplo, um projeto na Tailândia que reduziu consideravelmente o nível de reprovação escolar e foi adotado nacionalmente pelo governo do país.
  • Rotary comemora 113 anos desenvolvendo projetos sociais

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet