Notícias / Curiosidades

15/02/18 às 08:38 / Atualizada: 15/02/18 às 08:50

Vídeo mostra deputado marcando presença para colegas na Câmara na semana do carnaval? Não é verdade!

Vídeo tem bombado no Facebook e no WhatsApp. Ele mostra, na verdade, parlamento da Ucrânia e já circula nas redes desde 2017.

Edição AguaBoaNews, Clodoeste Pereira 'Kassu'

Imprimir Enviar para um amigo
Um vídeo que tem circulado no WhatsApp e no Facebook denuncia: um deputado marcou presença para os colegas na Câmara dos Deputados durante a semana do carnaval. O problema é que ele está longe de ser verdadeiro.
 
O vídeo mostra um homem de terno colocando cartões nos computadores de mesa de parlamentares em um plenário.
 
Junto com o vídeo circula uma legenda que diz: "Cambada de F.D.P. Deputados marcando presença na semana do carnaval.... Só o mundo inteiro está vendo isso. Vergonha!!!!!! Compartilhe. 👇 👇 👇 👇"

Mas isso não ocorreu no Brasil. E nem é tão recente assim. O vídeo circulou entre usuários do Twitter no leste europeu em junho de 2017. O tuíte original menciona o Verkovna Rada, o poder legislativo da Ucrânia.
 
A assessoria da Câmara dos Deputados diz que, claramente, a imagem não é de nenhum dos plenários da Casa. E destaca que, além disso, a presença dos deputados federais no país é feita por meio de biometria, e não por cartão.
 
Outro detalhe que denota a falsidade da imagem é o fato de não ter ocorrido expediente durante o carnaval.


Mesas parecidas com as que estão no vídeo podem ser vistas em outras imagens sobre o parlamento da Ucrânia. VER VÍDEOS ABAIXO

 
É ou não é?’, seção de fact-checking (checagem de fatos) tem como objetivo conferir os discursos de políticos e outras personalidades públicas e atestar a veracidade de notícias e informações espalhadas pelas redes sociais e pela web.

Vídeo Relacionado

------------------------------------------------------------------------------

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet