Notícias / Saúde

05/09/15 às 08:21

Hemocentro convida população para doar sangue no feriado prolongado

Maricelle Lima Vieira

Assessoria SES

Imprimir Enviar para um amigo
Feriado prolongado, não vai viajar e vai ficar em casa de boa? Antes de programar o passeio no shopping, dê uma passada na unidade do Hemocentro do Hospital e Pronto-Socorro de Cuiabá e ajude o próximo. É com esse chamamento que o Hemocentro de Mato Grosso pretende manter o estoque atual de sangue para suprir tanto as demandas regulares quanto a de períodos sazonais, como é o caso do feriado de 7 de setembro.

Com esse objetivo, está sendo realizada a campanha "Doe sangue pela pátria", que faz parte da programação especial da Semana da Pátria. Desde seu início no dia 1º de setembro, 78 pessoas já se cadastraram, sendo 58 doações de representantes das forças armadas e da segurança pública do estado.

A assistente de captação de doadores do MT Hemocentro, Magda Matos, destaca que a intenção é que a unidade do Pronto Socorro possa receber o maior número possível de doadores. "Contamos com a solidariedade dos doadores para que possamos garantir a segurança à população de que todas as demandas poderão ser prontamente atendidas", ressaltou.

Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Além disso, a doação é voluntária, anônima, altruísta, não remunerada e o sangue é repassado de forma gratuita às unidades de saúde. Para ser doador é preciso ser saudável, estar bem alimentado, ter mais de 50 quilos e idade entre 16 e 67 anos.

Menores de 18 anos podem doar apenas na companhia dos pais. O doador não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação. Todo o processo de doação é rápido, seguro e indolor, leva cerca de 40 minutos.

O atendimento ao público da Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) é de segunda a sábado, e feriados, das 7h às 18h30. No MT-Hemocentro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, com exceção dos feriados.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet