Notícias / Curiosidades

09/02/18 às 08:17

Como economizar no combustível?

Aline Matos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Como economizar no combustível?

Foto: reprodução pixabay.com

Dados do Índice de Preços do Consumidor Amplo (IPCA) divulgados no início de janeiro deste ano confirmam: gasolina, diesel e gás foram os itens ligados à manutenção de veículos que mais sofreram alta em 2017. O topo da lista ficou com a gasolina, que aumentou 10,32% em relação a 2016.

Com tamanho impacto no orçamento, é preciso adotar algumas estratégias que ajudem a economizar combustível e a reduzir os gastos do motorista.

Dicas de economia para o dia a dia

Antes de mais nada, tenha total atenção ao abastecer o carro, optando sempre por postos confiáveis e seguros. Em postos desconhecidos a possibilidade do combustível ser adulterado é grande, o que pode acarretar danos sérios ao motor e também aos demais componentes do veículo.

Para quem vai adquirir um novo veículo, a dica é buscar pelos modelos mais econômicos, o que não significa escolher apenas os mais compactos. Se a preferência é por carros mais robustos como os utilitários, saiba que o mercado já conta com automóveis que trazem o selo A do Inmetro de baixo consumo. Esta é a garantia de que o motor do carro escolhido é mais econômico - o Novo Aircross, considerado um dos crossovers mais econômicos do Brasil, fabricado pela Citroën, é um deles.

Sempre fique atento à calibragem, pois pneus com a pressão inadequada fazem o carro gastar mais. Direção tranquila também é amiga do bolso: frear bruscamente, cantar pneus e dirigir em alta velocidade comprometem o veículo, a segurança e ainda aumentam o gasto.

Não estique as marchas a menos que haja necessidade. Se o seu veículo possui seis marchas, mantenha sempre a sexta na estrada. Ao viajar, distribua muito bem as bagagens pelo veículo, equilibrando o peso.  

Nunca abra mão das revisões preventivas, pois permitem a identificação precoce de problemas variados, incluindo aqueles que potencializam o gasto de combustível. Cuidar da manutenção do veículo é também cuidar do bolso.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet