Notícias / Agricultura

04/02/18 às 17:00

Campo Verde recebe visita de presidentes de cooperativas agrícolas francesas

Martha Baptista, Grupo Cultivar

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Campo Verde recebe visita de presidentes de cooperativas agrícolas francesas

Foto: Assessoria

O município de Campo Verde recebeu presidentes de cooperativas agrícolas francesas, que integram o grupo InVivo, acionista do Consórcio Cooperativo Agropecuário Brasileiro (CCAB).  A visita foi iniciada nessa quarta-feira (31 de janeiro) no Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica Ampa/IMAmt, onde os franceses foram recepcionados pelo presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão, Alexandre Schenkel. 

Após conhecerem melhor o trabalho desenvolvido pelo Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) visando à qualificação de mão de obra e ao desenvolvimento de novas tecnologias para a cotonicultura e o sistema produtivo adotado em Mato Grosso, os visitantes almoçaram no CTDT do Núcleo Regional Centro.  O almoço de negócios foi promovido pela InVivo e a CCAB para promover a integração entre aproximadamente 30 representantes de cooperativas agrícolas francesas e produtores mato-grossenses, em especial, dirigentes de cooperativas da região.

O objetivo da visita dos estrangeiros, que incluiu outras cidades brasileiras, foi acompanhar o desenvolvimento de investimentos feitos no Brasil e prospectar novas possibilidades de trabalhos em conjunto com cooperativas nacionais, inclusive de Mato Grosso, segundo Jones Yasuda, presidente da CCAB Agro. Ele destacou que o CCAB tem predominância de cooperativas de produtores de algodão e, nas regiões de Campo Verde e Primavera do Leste, fazem parte do Consórcio criado em 2007, a Cooperfibra e a Unicotton.

Na opinião do produtor Milton Garbugio, ex-presidente da Ampa e da Cooperfibra, e atual presidente do Conselho Administrativo da CCAB Participações, os visitantes ficaram "muito impressionados" com o que viram em Campo Verde. Além do CTDT Ampa/IMAmt, eles tiveram a oportunidade de assistir ao plantio de algodão imediatamente após a colheita da soja na fazenda Santa Rosa, de propriedade da família Schenkel.

"O relacionamento com os visitantes ficou fácil e agradável por sermos todos produtores", comentou Alexandre Schenkel, que fez questão de ciceronear os franceses na visita à fazenda de seu tio, Alécio Schenkel.

O grupo visitou ainda um confinamento de bois do Grupo Bom Futuro e a indústria de fiação da Cooperfibra.  Os visitantes jantaram na sede da Cooperfibra e retornaram a Cuiabá nesta quinta-feira, após visitarem a empresa Agro-Sol Sementes. Além de vários produtores, acompanharam a visita os diretores executivos da Ampa e do IMAmt, Décio Tocantins e Alvaro Salles, respectivamente. 

Novos negócios –A InVivo congrega 220 cooperativas agrícolas na França, que movimentam 90 bilhões de euros por ano. De acordo com Jones Yasuda, CCBA e InVivo têm "DNAs semelhantes" pelo fato de serem controladas por grupos de cooperativas, cujo principal objetivo é buscar soluções para o setor produtivo. A InVivo mantém na França uma divisão de agricultura digital, investimentos na área de biocontrole e a AgroSolutions – uma divisão de prestação de serviços em diversos segmentos utilizando tecnologias que podem ser aplicadas à realidade de produtores mato-grossenses e de outros estados brasileiros.

"Esta visita a Mato Grosso e ao Brasil confirma a intenção da InVivo de continuar prospectando novas possibilidades de investimentos junto às cooperativas nacionais. Os visitantes ficaram extremamente impressionados com a forma de organização dos produtores mato-grossenses e as oportunidades de novos negócios", afirma Yasuda.

O grupo de franceses esteve em Brasília, onde participou de um jantar com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e representantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Conheceram ainda o Porto de Santos e vão encerrar a visita no Rio de Janeiro neste final de semana.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet