Notícias / Agronegócios

27/01/18 às 14:33 / Atualizada: 27/01/18 às 14:46

Alto Araguaia - Projeto Nosso Leite melhora produção e atrai mais produtores em 2018

Objetivo com execução do projeto é fomentar a produção de leite em Alto Araguaia levando tecnologia e conhecimento ao homem do campo

Marcos Cardial

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Alto Araguaia - Projeto Nosso Leite melhora produção e atrai mais produtores em 2018

Foto: Assessoria

O Projeto Nosso Leite ganhou a adesão de mais produtores em 2018. A constatação veio após reunião nesta sexta-feira (26) na Associação de Produtores Rurais e Moradores do Vale do Araguainha e Região (APRAER). A iniciativa é desenvolvida no município de Alto Araguaia para incentivar a produção leiteira ao garantir consultoria técnica e capacitação para produtores rurais com foco na atividade. Durante o encontro, a importância do Selo de Inspeção Municipal (SIM) e a Identificação Geográfica (IG) do queijo cabacinha também estiveram na pauta.
 
Desenvolvido desde 2017 pela Prefeitura, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae-MT), e apoio da Câmara de Vereadores, o projeto foi muito elogiado por produtores que apostam na produção de leite e derivados como alternativa para melhorar a renda.
 
Um exemplo de como o programa tem mudado a vida do produtor rural vem da propriedade de Valter José Ribeiro. São 25 animais e uma média de 150 litros de leite produzidos todos os dias. “Implantei [o Projeto Nosso Leite] e deu certo. Melhorou o manejo, a produção, o pasto e os piquetes ficaram próximos do curral, o que facilita a mão de obra e o manejo. Vou dar continuidade. Recomendo o projeto. Só vai nos ajudar. Esse apoio da Prefeitura é fundamental”, disse.
 
Os custos para execução do projeto são divididos. Com o trabalho realizado em 2017 10 produtores foram beneficiados. A ação é focada em consultorias com a presença de um técnico na propriedade, conforme cronograma de atendimento. De acordo com a assistente do Sebrae, Jackeline Garcia, a intenção é oferecer consultoria, beneficiando o setor com informação e apoio na produção leiteira.
 
“Os produtores receberam atendimento técnico especializado de um consultor na área de leite para aumentar a qualidade, produção, melhoramento de pasto e genética dos animais. 2017 foi um ano muito positivo. Em 2018 renovamos essa parceria e tivemos um aumento no número de produtores. Todos estão muito otimistas. Acredito que teremos um ano ainda mais produtivo”, prevê.
 
Durante a reunião, o prefeito Gustavo Melo (PSB) destacou que a Prefeitura vai regularizar a emissão do Selo de Inspeção Municipal (SIM). Um médico veterinário foi contratado. Inicia o trabalho em fevereiro. 18 produtores já aguardar inspeção para emissão do SIM.
 
Sobre o Projeto Nosso Leite o chefe do Executivo ressaltou que o objetivo é contribuir para o aumento da produção leiteira, de forma sustentável, assegurando qualidade, regularidade e segurança da oferta de leite no mercado local e na produção de derivados, como queijo. Além disso, visa melhorar a vida dos produtores ao promover aumento de renda e qualidade de vida do homem no campo.
 
“Estamos trabalhando em parceria. Queremos fomentar a produção de leite em Alto Araguaia. Tivemos um aumento no número de produtores. Ouvimos muitos elogios e relatos sobre o aumento da produção de leite e melhora do trabalho na propriedade. O diferencial do nosso governo é trabalhar em parceria para atender melhor a comunidade”, ressaltou o prefeito.
 
O presidente da Câmara de Vereadores de Alto Araguaia, Jorge Melo, destacou o projeto como instrumento de transformação nas atividades diária da propriedade e na vida do produtor. “O projeto ampliou a produtividade. Todos tem a ganhar. É através de parcerias que vamos melhorar a vida do homem do campo”, reforçou.
 
Também participaram da reunião na APRAER, o secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Manoelito Rezende; o servidor Vanderly Neto o assessor do deputado estadual Mauro Savi, Marco Aurélio; a coordenadora do Acessuas Trabalhao Kátia Nabiane; o assessor do Sebrae de Alto Araguaia Eduardo Paniago e os vereadores Vanderlei Luiz Marques, André Buono Leal, Deusdete Xixica e Clodoaldo José Fernandes.
  • Alto Araguaia - Projeto Nosso Leite melhora produção e atrai mais produtores em 2018
  • Alto Araguaia - Projeto Nosso Leite melhora produção e atrai mais produtores em 2018

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet