Notícias / Agricultura

27/01/18 às 08:45 / Atualizada: 27/01/18 às 09:06

Nova Xavantina - Com soja penalizada por falta dágua no enchimento de grãos, produtores terão que enfrentar excesso de chuva

Apesar das chuvas recentes no centro-sul do RS, os volumes foram insuficientes para recuperar as lavouras de soja e produtores já contabilizam perdas significativas em Bagé e Santa Maria

Aleksander Horta e Izadora Pimenta, Notícias Agrícolas

Edição AguaBoaNews, Clodoeste Pereira 'Kassu'

Imprimir Enviar para um amigo
Nova Xavantina - Com soja penalizada por falta dágua no enchimento de grãos, produtores terão que enfrentar excesso de chuva

Imagem ilustrativa

Foto: Mais Soja

Nesta sexta-feira (26), Cristina Queiroz, da Rural Tecnologia, conversou com o Notícias Agrícolas para destacar as previsões do CropView para a safra de soja em três localidades: Bagé e Santa Maria, no Rio Grande do Sul e Nova Xavantina, no Mato Grosso.

Em Bagé, a condição crítica chama a atenção. Considerando uma safra plantada em 25 de novembro, com um cultivar de 120 dias, a lavoura tende a sofrer déficit hídrico extremo, com penalizações desde o início do plantio. Dessa forma, a produtividade pode ser de 47% ao final da safra.

Para Santa Maria, a situação de irregularidade é semelhante, mas a maior penalização vem agora, no período de enchimento de grãos. Para um plantio em 15 de novembro, com ciclo de 120 dias, a tendência é de uma produtividade de 61% ao final.

Nova Xavantina, por sua vez, considerando o plantio em 25 de outubro, com ciclo de 120 dias, enfrentou problemas com o excedente de chuvas e, agora, com o déficit. Dessa forma, a produtividade deverá ser de 74% ao final.

Os internautas que quiserem conhecer a ferramenta CropView podem acessar o site www.cropview.com.br. Ao realizar o cadastro, estes podem experimentar a ferramenta e observar as melhores condições para a sua área de plantio.

Também é possível entrar em contato com a Rural Tecnologia por meio do telefone (11) 5505-4646.

Ver o vídeo da reportagem relacionado abaixo

 

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet