Notícias / Educação

22/01/18 às 18:44

Coisas que você precisa saber antes de começar uma graduação

Marina Fernandez

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Coisas que você precisa saber antes de começar uma graduação

Foto: Divulgação

Cursar o ensino superior é o sonho e o objetivo de muita gente. A graduação abre portas para uma grande variedade de carreiras e novos conhecimentos, podendo mudar a vida das pessoas.

O ensino superior é composto por vários tipos de instituições de ensino, além de ter diferenças entre os tipos de cursos, modalidades de ensino e formas de ingresso. Entenda essas diferenças e conheça melhor a estrutura para escolher o que melhor se encaixa para seus objetivos.

Tipos de instituição de ensino
  • Universidades: têm atividades de ensino, pesquisa e extensão e atuam em várias áreas de conhecimento. Podem abrir novos cursos sem a autorização do Ministério da Educação (MEC). Os Institutos Federais ou Cefets são equiparados às universidades, com os mesmos atributos.
  • Centros universitários: não têm obrigação de realizar pesquisa e extensão, podendo atuar em uma ou várias áreas de conhecimento. Também têm autonomia para criar cursos.
  • Faculdades: não têm autonomia para abrir cursos por conta própria, mas atuam em uma ou mais área(s) de conhecimento. Tipos de cursos superiores
  • Bacharelado: são mais abrangentes e podem atuar em vários setores do mercado.
  • Licenciatura: são focados na formação de novos professores. Em alguns cursos, é possível escolher se a formação será focada no mercado (bacharelado) ou para lecionar (licenciatura) durante o curso.
  • Tecnológico: é focado na prática profissional e tem uma duração mais curta que o bacharelado. As atribuições profissionais, junto aos conselhos de classe, também são diferentes e menores de quem cursa um bacharelado.
Modalidades de ensino

Basicamente, existem duas modalidades de ensino atualmente no Brasil:
  • Presencial: é a modalidade clássica, em sala de aula. Até 20% do conteúdo de um curso presencial pode ser ministrado a distância.
  • A distância: o ensino EaD dá ao aluno a possibilidade de aprender em um ambiente virtual, com acesso à internet, democratizando o ensino.
Ingresso

Além do vestibular, há outras formas usadas como processo seletivo:
  • Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): um dos principais processos seletivos. Muitas instituições usam a nota do exame como critério exclusivo ou complementar na seleção de alunos.
  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu): sistema seletivo do MEC no qual várias instituições de ensino oferecem vagas aos participantes do Enem.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet