Notícias / Policial

03/09/15 às 18:58

Esquema de transferência de documentos de veículos é desarticulado pela Polícia Civil e Detran

Mais duas pessoas foram presas dentro do esquema montado para transferir documentos de veículos, na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte), em operação na manhã desta quinta-feira (03.09), pela Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz), a Delegacia de Polícia de Chapada dos Guimarães e o Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran). Agora são quatro os presos dentro do esquema desarticulado. O trabalho está inserido na operação "Karcharias".
 
Um dos presos é o servidor de carreira do Detran, Roberto Ramos dos Santos, e o ex-servidor comissionado, Eraclito Costa e Silva, presos em Cuiabá. O primeiro no bairro Cidade Alta e o segundo na casa da filha no Santa Amália, onde também foram cumpridos mandados de buscas. Os dois tiveram mandado de prisão preventiva cumpridos nas investigações conduzidas pela Delegacia de Chapada e a Defaz.
 
Também foram cumpridas buscas na residência dos dois em flagrante, no dia 17 de agosto, em Chapada dos Guimaraes, sendo o despachante Naianderson Godinho da Rocha, 41, e o ex-servidor Antônio Jefferson C. de Figueiredo. O despachante é conhecido da Defaz, onde responde dois inquéritos de estelionato e falsificação de documento público. Ele também tem passagem por tráfico de drogas.
 
Os quatro suspeitos respondem por associação criminosa e corrupção ativa. O servidor também responderá processo administrativo no Detran.
 
O esquema começou a ser desarticulado depois que o diretor da Ciretran de Chapada dos Guimaraes foi procurado pelos envolvidos com proposta para acelerar o tramite de processos de transferência da documentação de veículos dentro do Detran. Ele simulou aceitar e comunicou o Detran, em Cuiabá, que acionou a Polícia Civil para investigar.
 
Inicialmente seriam transferidos um automóvel Corolla e uma caminhonete S10, ambos os veículos com placas de Várzea Grande. Para cada documento seria pago R$ 200,00. "Eles
chamam de 'pula pula', que é colocar o procedimento na frente, dar preferência. Esse servido é chamado também de vip. Pegam o procedimento, vão no Ciretran pagam a taxa e depois pagaria para o chefe do Ciretran e saíram na hora com o documento, por isso é 'pula a pula'", explicou o delegado Diego Alex Martiminano.
 
“Eles não conseguiram implanta o esquema, que seria permanente, se o chefe da Ciretran tivesse aceitado. Um procedimento que demoraria dias seria feito na hora”, completou.
 
O despachante Naianderson Godinho da Rocha, 41, e o ex-servidor Antônio Jefferson, foram presos em flagrante no momento que entregaram documentos de dois veículos e o pagamento ao diretor, na Ciretran em Chapada.
 
“A primeira vez que foram na Ciretran propuseram o esquema criminoso, o chefe do Ciretran simulou que aceitou. Quando foram levar os documentos para os procedimentos, esses dois presos de hoje não foram. Mas nos depoimentos do chefe do Ciretran, quando foram lá aliciar e oferecer a proposta, e dos presos, falam que  todos estavam juntos. Então representamos pela prisão desses dois e buscas na casa dos quatros”, explicou o delegado.
 
A delegada da Defaz, Cleibe Aparecida de Paula, disse que a vida patrimonial do servidor Roberto, preso nesta quinta-feira, será levantada em razão de estar acima do que ganha como servidor público, configurando enriquecimento ilícito. Conforme a delegada, o segundo preso, Eraclito, foi chefe de todas as Ciretrans no Estado de Mato Grosso, e contava com conhecimento do funcionamento das unidades.
 
Foram apreendidos documentos e notebooks que serão analisados. Os presos ficarão recolhidos na Cadeia Pública de Chapada dos Guimarães, onde estão os dois comparsas presos em agosto. Os mandados foram expedidos pela comarca do município de Chapada. 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet