Notícias / Curiosidades

17/01/18 às 12:35

Por que usamos coroa de flores nos velórios?

Aline Matos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Por que usamos coroa de flores nos velórios?

Foto: Reprodução pixabay.com

O costume de utilizar coroa de flores em velórios vem de muito tempo. Segundo notícias de descobertas arqueológicas e fontes históricas variadas, o uso de coroas em cerimônias fúnebres ocorre, ao menos, desde o Egito Antigo: algumas múmias foram encontradas com adornos de flores.
 
E por qual motivo as flores são escolhidas para este fim? A presença de flores em arranjos sempre simboliza algo especial, marcando momentos como casamentos, nascimentos, aniversários, festas, e outras celebrações repletas de alegria. No entanto, essa tão delicada manifestação da natureza também faz todo sentido em um momento de despedida, em que o ciclo da vida se completa.
Uma homenagem delicada e bela
 
O formato circular das coroas, segundo informações disponíveis por meio de diferentes fontes históricas, se deve ao significado da infinitude da vida, da continuidade, simbolizando que apesar da morte física, a memória de quem esteve por aqui permanece presente em quem ficou.
 
As flores utilizadas na coroa podem ter diversos significados diferentes. O crisântemo, por exemplo, um dos mais utilizados em homenagens a pessoas falecidas, significa vida completa, simplicidade e sinceridade. Os delicados copos de leite, por sua vez, significam tranquilidade e calma, e são bastante indicados para velórios de mulheres mais maduras, como mães e avós.
 
As nobres e refinadas orquídeas, que podem estar presentes não só nas coroas como também em arranjos individuais, são associadas à força e à beleza.
 
As rosas, algumas das flores mais clássicas para todas as ocasiões, também estão presentes nas homenagens em forma de coroa. Podem significar amor, paz, saudades, força, energia, e muitos outros sentimentos e pensamentos que ficam em relação à pessoa que partiu. Uma homenagem inesquecível que marcará a memória dos entes queridos como um gesto de carinho e cuidado com quem se foi.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet