Notícias / Justiça

02/07/15 às 10:11 / Atualizada: 02/07/15 às 10:16

Nova fase da Lava Jato prende ex-diretor Jorge Zelada

Juiz mete na cadeia ex-diretor da Petrobras sócio de Duque

O ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Jorge Zelada foi preso na manhã desta quinta feita, no Rio de Janeiro, em sua casa. A ação da Polícia Federal foi ordenada pelo juiz Sergio Moro, da Vara Federal Criminal de Curitiba, na 15ª fase da Operação Lava Jato na manhã. Também foram cumpridos nesta fase cinco mandados judiciais.

A operação policial, batizada de Conexão Mônaco, tem o objetiva o recebimento de vantagens ilícitas no âmbito da diretoria da Petrobras. Os investigados responderão pelos crimes de corrupção, fraude em licitações, desvio de verbas públicas, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Zelada será levado à carceragem da PF em Curitiba nesta quinta-feira.

Na edição de sábado (27), a coluna de Cláudio Humberto, do Diário do Poder, mostrou que os sócios Jorge Zelada e o ex-diretor de Serviços Renato Duque continuavam em contato: o ex-diretor da Área Internacional havia almoçado na véspera, sexta (26), com o filho de Duque, preso em março após transferir da Suíça para Mônaco 20 milhões de euros (R$ 67,6 milhões). Documentos enviados por autoridades de Mônaco apontam que os dois controlam contas bancárias de empresas constituídas no paraíso fiscal do Panamá.

Zelada e o filho de Duque almoçaram na rua do Ouvidor, nº 10, no restaurante Rio Minho, no centro do Rio de Janeiro. O ex-diretor da Área Internacional disse na CPI da Petrobras que de nada sabia, mas ele tem 12 milhões de euros (R$ 40,6 milhões) bloqueados em Mônaco. A Lava Jato tem fichas de abertura de contas e assinaturas de Duque e de Zelada em Mônaco, onde deixaram cópias dos seus passaportes. Atas das empresas que Renato Duque e Jorge Zelada abriram no Panamá indicam os dois como os operadores das contas bancárias.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet