Notícias / Negócios

10/01/18 às 11:58

O que você deve saber antes de comprar o primeiro imóvel

O procedimento é complexo e envolve diversos fatores financeiros, além de muita pesquisa e observação

Marina Fernandez

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
O que você deve saber antes de comprar o primeiro imóvel

Foto: Divulgação

Antes de se mudar para um novo lar, são necessárias muita pesquisa e paciência. Uma escolha equivocada pode te prejudicar durante muito tempo, até mesmo porque a compra de um imóvel é um investimento de longo prazo. Como você fará esse procedimento pela primeira vez, a atenção precisa ser redobrada.

            Primeiro de tudo você precisa fazer um levantamento de todas as suas necessidades. Se você vai morar sozinho ou se será um casal; se você precisa de muito ou pouco espaço; se é necessário que o trabalho fique perto da casa ou apartamento que você for morar, entre outros fatores.

            O local, inclusive, é um aspecto muito importante da compra. Avalie quais são os serviços disponíveis nas redondezas e se tem estabelecimentos como mercado e farmácia. Também verifique outros pontos, como sinal de celular e disponibilidade para instalação de internet, porque existem regiões onde não é possível a instalação de fibra ótica, por exemplo.

            Durante as pesquisas, sempre é importante dar uma volta pelo bairro e ver as reais condições de qualidade de vida do local, bem como aspectos que podem incomodar, como muito barulho de vizinhos e festas no período da noite. Observe se o local possui estrutura suficiente para suas necessidades. Dessa forma, você não terá uma surpresa desagradável posteriormente, quando já estiver morando no seu novo e primeiro lar.

            Não tenha pressa para escolher sua nova casa ou apartamento. Esse tipo de negociação é demorado e pode envolver diversos fatores, interesses pessoais e de quem vende um imóvel. Se você se sentir muito inseguro, procure profissionais especializados nesse mercado para ajudá-lo.

            Depois de fazer um levantamento prévio de tudo o que você precisa, não abre mão e deseja ter, e depois de muito pesquisar, chegou a hora de realmente verificar a situação do imóvel. Essa etapa envolve vistorias e análises mais burocráticas, como taxas, impostos e valores que você precisará desembolsar, como IPTU e valor mensal de condomínio.

            Quando for fazer a vistoria, avalie o estado do imóvel. Nessa fase é importante verificar se a estrutura do local está em boas condições – como pintura, presença ou não de buracos e infiltrações, ventilação e incidência de raios solares –, para saber se a casa ou apartamento mantém uma temperatura agradável.

            Também tire a medida de todas as paredes e atente ao espaço disponível em todos os cômodos, para não correr o risco de se mudar para um local onde não cabem seus pertences ou que fique muito apertado. O contrário também pode acontecer, e você pode comprar um imóvel grande demais para o que você precisa.

Como pagar

            O ideal é juntar o máximo de dinheiro possível. Se você pagar à vista, terá muitos descontos. Mas, como essa não é a realidade da maioria dos brasileiros, uma boa sugestão é utilizar linhas de crédito para obter um financiamento. Mas atenção: mesmo nesses casos é necessário juntar pelo menos 20% do preço da casa ou apartamento. Dessa forma, você consegue dar uma boa entrada e diminuir o prazo e os juros do financiamento.

            Atente ao fato de que o financiamento consumirá cerca de 30% da sua renda, durante um período de até 30 anos, dependendo do número de parcelas. Portanto, se você ainda mora na casa dos pais, pratique economizar dinheiro por algum tempo para que você possa se acostumar. Lembre-se, também, de que morar sozinho ou até mesmo com outra pessoa implica o pagamento de outras contas, como internet, luz e água. Portanto, esse valor pode passar de 30%.

            Outros fatores financeiros pesam na hora de comprar um imóvel, como os custos burocráticos referentes ao financiamento, a análise da documentação e o custo de vida da região onde você vai morar. Portanto, esse é o tipo de projeto que precisa ser minuciosamente calculado, para que você não passe por apuros.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet