Notícias / Concursos e Seleções

21/12/17 às 10:54

Concurso do INSS em 2018 é realmente verdade?

Rodrigo Schluchting

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Nos últimos dias tem sido amplamente divulgado que o INSS está planejando um novo concurso em 2018. Será verdade mesmo, ou apenas especulação? O último concurso do INSS foi aberto em 2015 e ofereceu um total de 950 vagas, das quais 800 foram para Técnico do Seguro Social e 150 para Analista. Esse edital tem validade até Agosto de 2018, e o órgão já sinalizou que pretende nomear os candidatos excedentes que foram aprovados.

Mas se já existe um concurso com validade, como podem abrir outro? Na verdade, o que foi feito, e já confirmado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, é a solicitação de novas vagas na elaboração do PLOA 2018, com 2.146 vagas no cargo de Perito Médico Previdenciário, 1.493 para Analista do Seguro Social e 3.941 para Técnico do Seguro Social do INSS, totalizando 7580 novas vagas. Tudo isso ainda em Análise pelo Departamento de Carreiras, Concursos e Desenvolvimento de Pessoas.

Com isso, vemos apenas uma solicitação de novas vagas para um próximo concurso. Ainda não garante uma data ou uma certeza do concurso, porém, é o primeiro passo a ser dado para um concurso acontecer!

Tendo em vista que o último concurso tem validade até dia 5 de Agosto de 2018, um novo edital somente poderá ser autorizado após essa data, então eles ainda terão até 6 meses para publicar o edital. Assim, a nova seleção deverá acontecer em 2019.

A única exceção de um novo concurso em 2018 é caso sejam abertas vagas nos cargos de Médico Perito e para Analistas em outras áreas de formação que não seja de Serviço Social. Já para técnico, formação apenas de Nível Médio, somente poderá ser aberto nova seleção para cidades que não tiveram vagas no último edital.

Então, caso trabalhar no INSS seja o seu sonho, não espere ter uma certeza da data do edital, pois quando isso acontecer já pode ser tarde para iniciar seus estudos para o INSS. Lembrando que no concurso aberto final de 2015, já tinham vários e vários concorrentes estudando desde 2014. Portanto, pegue as matérias último edital e inicie a sua jornada, pois quanto antes você começar, mais próximo da sua aprovação você estará!

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet