Notícias / Educação

20/12/17 às 22:18

Primavera do Leste - Sintep/MT conquista direito à discussão de diversidade sexual

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Primavera do Leste - Sintep/MT conquista direito à discussão de diversidade sexual

Foto: Assessoria

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) conquistou o direito à utilização dos materiais didáticos que tratem de temas como sexualidade, identidade de gênero e orientação sexual nas escolas municipais de Primavera do Leste (234 km de Cuiabá). O Poder Judiciário considerou inconstitucional a Lei nº 1.624, de 2016, que proibia o uso dos materiais fornecidos pelo Ministério da Educação (MEC) que tratassem da temática.

Com a declaração de ilegalidade, os profissionais da Educação poderão abordar a diversidade sexual nas atividades realizadas nas escolas, pois a Lei, além de proibir a utilização do material didático, ainda previa a exoneração dos educadores e educadoras que falassem sobre o tema.

A justificativa para a Lei, era de que as crianças seriam informadas sobre “arranjos familiares de gays e lésbicas”, assim como a respeito de “bissexualismo (sic) e transexualismo (sic)”, e que o objetivo do MEC é a “desconstrução da heteronormatividade e do conceito de família tradicional”.

Para o secretário-adjunto de Políticas Sociais do Sintep/MT, Maurocir Silva, a decisão do poder Judiciário é vitória não só para os educadores, mas para os movimento sociais. “Não podemos deixar de fazer o debate sobre diversidade nas escolas. Tivemos retrocessos no Plano Nacional e no Plano Estadual de Educação, mas essa decisão nos dá ainda mais força para discutir esse assunto”.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet