Notícias / Negócios

12/12/17 às 17:09

Prepare o seu bolso para as contas do começo do ano

Marina Fernandez

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Prepare o seu bolso para as contas do começo do ano

Foto: Divulgação

A chegada do final do ano causa ansiedade e alegria em muitas pessoas. A expectativa de começar um novo ano e tirar do papel os projetos ainda não realizados é muito comemorada nessa época, seja para as pessoas que comemoram as festas em família ou para quem aproveita para viajar e fugir da rotina.
 
No entanto, essa fase de início de um novo ano também vem com alguns deveres. Entre eles, estão os pagamentos de alguns impostos e outras contas que já devem estar previstas em seu orçamento. Por isso, é muito importante estar preparado para pagar IPTU, IPVA, licenciamento, entre outros sem que as suas finanças ao longo do ano sejam afetadas.
 
Pague com antecedência e evite multas
 
Uma das principais dicas para evitar desembolsar um valor ainda maior está na antecipação. Assim que esses valores estiverem disponíveis, aproveite para pagá-los com antecedência, evitando qualquer atraso e a cobrança de multas – além de prevenir qualquer contratempo.
 
Monte o seu cronograma
 
Para não ser pego desprevenido em qualquer situação, aproveite para montar um cronograma com as melhores datas para pagamento. Não esqueça de colocar todos os seus gastos a longo prazo, buscando calcular qual será o custo mensal. Tente destinar também um valor a ser poupado mensalmente, preparando-se também para possíveis eventualidades.
 
No caso do IPVA, o pagamento deve ser feito de acordo com a numeração da placa do veículo. Proprietários de carros com final 1 devem efetuar o pagamento no primeiro mês do ano.
 
Compras de Natal
 
Se você deseja fazer ainda mais economia para não se atrapalhar com as contas no começo do próximo ano, é importante já praticar um consumo consciente no mês de dezembro. Certifique-se de não comprar mais do que você será capaz de pagar, principalmente no cartão de crédito.
 
Além disso, tome cuidado com o consumo de energia elétrica. Nesse período, é comum que haja um aumento por conta das férias escolares e com a decoração natalina. Converse com os moradores da casa e estabeleça estratégias para que a conta não seja ainda maior.
 
 
 
Sitevip Internet