Notícias / Meio Ambiente

12/12/17 às 13:18 / Atualizada: 12/12/17 às 13:30

IBAMA e PM faz apreensões nos Rios Araguaia e Culuene

Redação Agua Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
IBAMA e PM faz apreensões nos Rios Araguaia e Culuene

Foto: Divulgação Ibama

O IBAMA-MT, com apoio da Policia Militar, completou nesta segunda feira a primeira semana de ação de combate a crimes de pesca na piracema.
 
A equipe percorreu mais de 400 km entre os municípios de São Félix do Araguaia e de Gaúcha do Norte, onde foi aplicado o total próximo a 450.000,00 reais em multas e foram apreendidos 05 barcos, 02 motores tipo rabeta, 18 redes e diversos petrechos de pesca como pindas e cambuís.
 
Ainda foram apreendidos 50 kg de Pirarucu e doados ao Conselho de segurança de Novo Santo Antônio e 28 tartarugas foram resgatadas e soltas no rio. Tartarugas estas que seriam vendidas pelo valor médio de 50,00 reais no comércio local.
 
A ação se encerrou no rio Culuene afluente do Xingu com auditagem em construções (ranchos de pesca) irregulares em área de preservação permanente, que devem ser demolidas, pelo rigor da lei.
 
Diversas pindas com uma cachara fisgada e 14 kg de pescado diverso foram flagrados em um rancho, junto a redes e outros petrechos proibidos.
 
 O pescado foi doado a APAE de Canarana e o infrator autuado em 5.280,00 reais, além de responder por crime ambiental.
 
Segundo o agente Leandro Nogueira, a ação do IBAMA é firme e necessária, porém o comércio e consumo de produtos ilegais continuarão a fomentar o crime.

“É imprescindível a criação de empreendimentos criadores de tartaruga legalizados e a continuidade do trabalho fiscalizatório, que se intensificará em 2018, principalmente no nordeste do Estado onde pescadores profissionais têm agido na ilegalidade e dizimado o estoque pesqueiro do rio Araguaia.”
  • IBAMA e PM faz apreensões nos Rios Araguaia e Culuene
  • IBAMA e PM faz apreensões nos Rios Araguaia e Culuene

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet