Notícias / Agronegócios

27/11/17 às 14:26

Primeiro leilão de animais Ultrablack do Brasil tem data confirmada

Raça sintética que deve revolucionar a qualidade de carne na pecuária brasileira terá seu primeiro remate de doadoras, touros, embriões e prenhezes.

Pec Press

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Primeiro leilão de animais Ultrablack do Brasil tem data confirmada

Foto: Agropecuária Cafezinho

Graças ao investimento de pecuaristas em raças que transferem qualidade de carne, esse mercado cresce, em média, 35% ano. Com cerca de 4 milhões de doses de sêmen comercializadas em 2016, o Angus detém o programa de qualidade de carne mais consolidado no País, gerando aos fornecedores bonificações acima de 10% sobre o valor convencional da arroba. Grande parte dos cortes gourmets que abastecem boutiques especializadas, restaurantes e churrascarias, entre outros estabelecimentos, provém deste taurino de origem britânica, que conquistou a preferência mundial por sua capacidade em transferir ganho de peso acelerado, maciez, precocidade de carcaça e marmoreio ao cruzamento industrial, características diretamente relacionadas à qualidade de carne.
  

“No Programa Carne Angus Certificada são abatidos animais com, no mínimo, 50% de sangue Angus em sua composição genética, mas a demanda crescente por carne superior culminou em mais de 1 milhão de fêmeas ½ sangue Angus distribuídas nos pastos brasileiros. Pela excelente habilidade maternal, precocidade e peso de carcaça, elas são ótimas opções como matrizes. Eis que surge a dúvida:  qual genética utilizar nestas fêmeas?  A resposta veio em fevereiro deste ano, quando o Ministério da Agricultura homologou a Associação Brasileira de Angus (ABA) para fazer o registro da raça Ultrablack”, explica o médico-veterinário Adriano Oliveira, um dos diretores da UNI Assessoria e Agropecuária Cafezinho, em Santo Antônio de Posse (SP).

O Ultrablack é uma raça pura sintética oriunda do cruzamento entre as raças Brangus e Angus (ou vice-versa), sendo desenvolvida na Austrália e também muito difundida nos Estados Unidos. Essa união resultou em um bovino com 82% de sangue Angus e 18% de zebu eficiente na produção de carne de qualidade e capaz de suportar as condições climáticas e nutricionais impostas pelo Brasil Central, segundo a ABA. “O cruzamento de touros Ultrablack com vacas ou novilhas meio-sangue Angus X Nelore dá origem a um bezerro de qualidade excepcional, com 66% de sangue do taurino britânico, possibilitando fornecer os melhores produtos ao Programa Angus Carne Certificada, e também acessar as maiores remunerações”, explica o veterinário.

PRIMEIRO LEILÃO DE ANIMAIS ULTRABLACK DO BRASIL

Adriano Oliveira e o sócio Mairo Wellington, da UNI Assessoria e Agropecuária Cafezinho, de Santo Antônio de Posse (SP), estão à frente do primeiro leilão de animais Ultrablack no Brasil, genética que chama a atenção de criadores e centrais de sêmen.  Será no dia 12 de dezembro (terça-feira), em caráter virtual, às 20 horas (horário de Brasília), com transmissão pelo site da Leilonorte (www.leilonorte.com.br). Durante o evento, pecuaristas, investidores, sócio-criadores e autoridades se reunirão no restaurante Ráscal, em São Paulo, SP (Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 831 – Itaim Bibi).

Em oferta, 3 doadoras, 20 prenhezes, 100 embriões Ultrablack e cotas de 50% dos jovens reprodutores BMV Ultrablack Alex 010 e BMV Ultrablack Jhonny Cash 011, além da cota de 100% do BMV Ultrablack Tatanka 142. Dois deles já saem do remate contratados para coleta de sêmen. “Aos que desejam incrementar plantel ou ingressar no Ultrablack cruzando sua genética Angus com o Brangus, produzindo seus próprios touros, também ofertaremos 5 doadoras e 3 touros Aberdeen Angus, entre cotas inteiras e de 50%”, relembra Mairo Wellington.

Segundo o médico-veterinário Adriano Oliveira, tanto os animais Ultrablack quanto os Angus disponíveis no leilão carregam linhagens dos melhores touros norte-americanos da atualidade para qualidade de carne, como o Ten X, Yahoo, Nonebetter e In Sure e Perfect Ten. Nomes dos quais muitos já conhecidos entre os pecuaristas brasileiros. De acordo com a Associação Brasileira de Angus, o Ultrablack é um animal dócil, com habilidade maternal destacada, baixo peso ao nascer (facilita a reprodução) e elevada precocidade reprodutiva, de crescimento e de acabamento de gordura, além dos diferenciais citados anteriormente em relação a ganho de peso, qualidade de carne e rusticidade.  

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet