Notícias / Meio Ambiente

21/11/17 às 10:03 / Atualizada: 21/11/17 às 10:08

Tailândia (PA) - Ibama fecha 17 serrarias ilegais e doa madeira apreendida

Assessoria Ibama

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Tailândia (PA) - Ibama fecha 17 serrarias ilegais e doa madeira apreendida

Agentes ambientais realizam vistoria em pátio de madeireira no Pará

Foto: Ibama

A etapa mais recente da Operação Maravalha, realizada para combater a exploração ilegal de madeira, resultou no embargo de 3 mil hectares e na aplicação de 36 autos de infração que totalizam R$ 24 milhões no município de Tailândia (PA).

Cerca de 11 mil metros cúbicos de madeira foram apreendidos, além de um trator e uma motosserra. Oito fornos usados para a produção de carvão vegetal foram desativados.

Dos 17 estabelecimentos fiscalizados, 10 foram embargados por funcionar sem Licença de Operação (LO). Os demais, por não apresentar documentos que comprovassem a origem da madeira depositada em seus pátios.

Segundo o coordenador da operação, Norberto Neves de Sousa, os agentes ambientais encontraram espécies de alto valor comercial como Maçaranduba, Ipê, Angelim e Guajará durante as vistorias nas madeireiras.

Cerca de dois mil metros cúbicos de madeira apreendida foram doados a instituições sem fins lucrativos como a Força Aérea Brasileira (FAB), a Polícia Militar do Pará, associações e prefeituras da região. O restante está em processo de doação.

O Ibama, o Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF) planejaram a operação a partir de denúncias de retirada ilegal de madeira da Terra Indígena Anembé. A operação foi realizada em conjunto com a Polícia Militar do Estado do Pará.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet