Notícias / Cidades

20/11/17 às 10:34

Revitalizada, hidrelétrica de Campo Novo de Parecis gerará mais de 5 milhões de kwh por ano

Quantidade é suficiente para abastecer 70 novos comércios como padarias, mercados ou restaurantes no município

Hernandes Cruz

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Revitalizada, hidrelétrica de Campo Novo de Parecis gerará mais de 5 milhões de kwh por ano

Foto: Divulgação

Depois de reformada, a Central Hidrelétrica Seis Lagoas, localizada em Campo Novo do Parecis (cerca de 400 km de Cuiabá) teve o abastecimento completo de água neste fim de semana. A usina gerará uma média anual de 5.140.000 kWh e deve ampliar o acesso de energia aos moradores da zona rural da região.

A autorização para funcionamento já foi emitida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente SEMA/MT. “A partir de agora, será feito o monitoramento da barragem por um período de 30 dias. Nessa etapa todas as condições estruturais são avaliadas para que então o reservatório esteja efetivamente pronto para transportar vazões à Casa de Força”, explica o engenheiro e coordenador do projeto, Daniel Tavares.

Com maior estabilidade das linhas elétricas de distribuição no município, a expectativa é a distribuição seja aumentada. “O acréscimo de potência fornecida pela usina permitirá que moradores do campo, num raio de 20 km, tenha acesso às ligações de energia elétrica”, pontua Tavares.

O engenheiro afirma ainda que o montante de 5.140.000 kWh é capaz, por exemplo, de “alimentar durante um ano uma indústria mineradora, que produz calcário e britas para construção civil com produção anual de 500.000 toneladas de material processado”.  Essa mesma quantidade de kwh/ano é suficiente para abastecer 70 novos pequenos ou médios comércios como padarias, mercados ou restaurantes, segundo o profissional.

Vale destacar que todas as medidas aplicadas seguiram o Plano de Enchimento aprovado pela SEMA/MT, e foram monitoradas pela Pascon - Projetos e Consultoria Ambiental e MH - Consultoria em Engenharia. Os relatórios com os resultados dessas etapas serão entregues ainda este mês para a SEMA, que acompanha todo o processo.
  • Revitalizada, hidrelétrica de Campo Novo de Parecis gerará mais de 5 milhões de kwh por ano
  • Revitalizada, hidrelétrica de Campo Novo de Parecis gerará mais de 5 milhões de kwh por ano

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet