Notícias / Cultura

16/11/17 às 17:10

Rio Xingu é o cenário da pesca na companhia dos índios Ikpengs

Na segunda reportagem da expedição no Parque Nacional do Xingu, cachorras, cachara e jaú são fisgados.

Terra da Gente

Edição AguaBoaNews, Clodoeste Pereira 'Kassu'

Imprimir Enviar para um amigo
Rio Xingu é o cenário da pesca na companhia dos índios Ikpengs

São cerca de 600 habitantes na tribo que antes era nômade.

Foto: Ricardo Custódio/TG

No Parque Nacional do Xingu, apesar de terem contato com tecnologia e se adaptarem às vestimentas do homem civilizado, os índios da aldeia Ikpeng mantêm viva as tradições.
 
A comunidade, que tem menos de 600 índios, constrói moradias com madeira e palha e conserva uma língua própria. Com o passar dos anos, os índios tiveram que se adaptar a uma “nova” forma de viver. A tribo que era nômade atualmente vive em uma área fixa no território do Parque do Xingu.
 
Apesar de usarem apetrechos e roupas comuns ao homem civilizado, os Ikpengs não deixam os rituais de lado. Realizam festas típicas e fazem pinturas pelo corpo. Entre as muitas tradições mantidas pela tribo, a principal delas é manter o contato com a natureza.
 
No rio Xingu, a equipe do Terra da Gente se lança na pescaria. A diversidade de espécies chama atenção dos repórteres. Cachorras, cacharra e um jaú garantiram a diversão em um rio deslumbrante.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Luciano Vacari

Da enxada ao touch

Desde os anos 70 no Brasil, o agro brasileiro vem se desenvolvendo cada vez mais aliado com a ciência e a tecnologia, prova disso é a expansão da fronteira agrícola, a qual levou a soja ao cerrado, um bioma não...

 
 
 
 
Sitevip Internet